Postagens populares

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

LITURGIA - 6º dia da Oitava de Nata: IJoão 2, 12-17/ Salmo 95 / Evangelho Lucas 2, 36-40


 
Separar o Joio para que o Trigo Cresça
(Leitura IJoão 2,12-17)
 
A carta de João vem nos lembrar que todos nós, adultos, pais, jovens e crianças precisamos aprender a separar o joio, para despertar o trigo que está dentro do nosso coração. Não é possível agradar a Deus em pecado, por isso temos que lutar contra as ofertas do mundo, que são muitas e das mais diversas formas:
- As facilidades que nos levam a ficar cômodos e preguiçosos;
- A sexualidade fora do casamento que nos leva até a lutar contra a vida, como a prática do aborto;
- A promiscuidade sexual que leva as pessoas do mesmo gênero a praticar a sexualidade;  
- Os atentados contra a natureza, pela ambição de tudo que vê deseja para si;
- A soberba da vida que é orgulho de se achar dono da verdade e agir em causa própria, egoísta, que leva à corrupção, deixando de lado a lei do amor, do entendimento, do perdão e do reconhecimento de sua miséria diante de Deus.
Assim João enumera os perigos do mundo e lembra que só permanece em Deus quem cumpre a vontade de Deus.
 



O Crescimento em Sabedoria
(Evangelho Lucas 2 ,36-40)
A profetiza Ana reforça em nós o entendimento de que Deus faz como seus servidores e mensageiros as pessoas dedicadas a Ele de forma exclusiva em oração e Jejuns. Entendemos que isto é difícil para uma pessoa casada que vive o seu tempo entre a família e a sexualidade no casamento. E isto podemos observar no exemplo das santas que foram casadas e se tornaram viúvas e por isso podiam dedicar todo o seu tempo ao serviço de Deus como Santa Rita de Cássia e outras. Contudo sabemos que também no seio da família como mãe e esposa pode se santificar, embora exija ainda mais esforço de dedicação devido às condições inerentes de uma mãe e esposa. Nada vem de graça, sem sacrifício. Para o nosso crescimento espiritual precisamos nos dedicar às coisas do espírito como Jesus o Filho de Deus, mesmo que o ambiente onde se vive ofereça resistência. Isto vale para a mulher e para o homem, para o jovem e até a criança como temos exemplo dos santos crianças. Deus sempre premia os nossos esforços e dá a Sua graça a quem se esforça de coração e não mede sacrifícios de fé.
Se Jesus, como Filho de Deus, precisou, na sua humanidade, crescer em sabedoria, quanto mais nós precisamos buscar crescer em sabedoria para merecer a graça de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário