Postagens populares

quinta-feira, 14 de abril de 2016

LITURGIA E REFLEXÃO: 1ª Leitura - Atos 8,26-40 - Salmo - Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1) - Evangelho - João 6,44-51









PÃO DA VIDA 

ALIMENTO ESPIRITUAL PODEROSO QUE SALVA O HOMEM E O MANTÉM A SALVO


A vida de todos os viventes está nas mãos de Deus Pai, o TODO de tudo. Jesus deixa claro que a iniciativa de tudo está no Pai, e que Ele mesmo cria as condições para irmos a Ele. E a primeira e mais excelente forma de nos atrair é pelo amor que empenhamos em tudo o que fazemos. Sempre o Senhor coloca em nosso caminho situações que carecem de amar, porque o amor é o meio pelo qual se chega a Deus. E este caráter é universal, independentemente que se creia ou não em Deus, Deus é Deus e comanda por Suas Leis Universais. Deus instruiu homens ao longo da história para documentar a Sua vontade, através da Sua Palavra Sagrada. E propositadamente fez nascer o Filho Jesus para dar legitimidade à Sua Palavra para que os homens fossem instruídos e conduzidos a Ele. Quando deixamos que a Palavra penetre em nós e fazemos dela o alimento que nos nutre espiritualmente, estamos nos nutrindo do PÃO DA VIDA e viveremos já aqui na terra a comunhão com o céu. Mas como a influência do mundo tende a afastar o homem da Palavra e de Deus, o Pai lança mão de outros meios para atrair-nos a Ele. E isto acontece de diversas formas:  intuições, sonhos, pessoas de nossa convivência ou não que necessitem de uma atitude de amor de nossa parte, etc. E quando não nos sentimos atraídos por esses meios, as provas acontecem como a última tábua de salvação. Elas ocorrem através de uma doença ou algo que nos leve a buscar por Ele mesmo que seja pela dor pela qual passamos ou presenciamos alguém passar.

Mas como Deus mantém tudo sob o controle? Primeiramente pelas Leis Universais que Ele deixou impressa na criação e em tudo. Podemos entender que somos ligados a Deus Pai Criador por um código genético impossível de ser desfeito. E é esse código que determina tudo, também registra os nossos atos no momento e na medida em que acontecem, e para cada ação há uma reação, favorável ou não dependendo de como usamos a nossa liberdade. E nesse caso, cada ação nossa, mesmo que seja apenas pronunciar palavras, ou ainda nada fazer, tem uma medida a considerar que nos distancia ou nos aproxima Dele. Quando nos distanciamos muito Dele é sinal de que estamos agindo por nosso próprio interesse egoísta e estamos perdendo a conexão com a essência Dele. Quando agimos egoisticamente, por nossa conta ocorre uma queda da essência dele em nós e, quando vamos nos distanciando muito é acionado o alarme que demonstra que estamos precisando de socorro para não nos perdermos. É por isso que quando nos acontece algo de ruim devemos agradecer a Deus. 

Deus sempre nos chama através dos acontecimentos, sejam conosco, sejam no mundo. Sempre devemos nos questionar quando as coisas não vão tão bem assim, repetidamente, é o sinal de que precisamos mudar de rumo. E é assim que Deus vai nos ensinando como diz o Evangelho, para nos conduzir a ter comunhão com Ele, sem a qual não conseguiremos ser salvos. Quem anda pela vida seguindo os seus próprios intentos acaba entrando pelo caminho da morte. Jesus ressuscitado é o alimento dos últimos tempos, mais excelente de todos, que Deus oferece-nos para nos levar à salvação. E quem O segue verá a promessa de Deus acontecer. Jesus é fruto do amor misericordioso de Deus pelo homem. Do amor do Pai gerou o Filho, não podia ser de outra forma já que Deus é amor absoluto. Deus, sabendo da necessidade do homem alimentar-se espiritualmente, para se sentir atraído por Ele, que é espírito, fez nascer um Filho carnal, mas com todas as prerrogativas espirituais, para ser o ALIMENTO espiritual (Pão da Vida) capaz de robustecer espiritualmente o ser humano e fazê-lo digno em espírito, já que, o que conta é o espírito, que é eterno e se identifica com o Pai. O corpo tem a finalidade temporária de servir e amar, enquanto aqui viver, nos moldes de Jesus humano, para manter o espírito digno e a alma poder ascender à eternidade, que é o destino de todos. E é para viver eternamente que a alma humana precisa alimentar-se de Jesus “O Pão que desceu do céu para que não morra todo aquele que Dele comer”.  É por isso que Jesus instituiu em Sua Última Ceia com os apóstolos, a EUCARISTIA, onde Ele se oferece à humanidade todos os dias nas celebrações das Santas Missas.

É necessário que meditemos sobre estas coisas, que meditemos a Palavra de Deus que Jesus deixou no Evangelho. Se as pessoas se importassem mais com a Palavra e a meditasse, certamente que o mundo seria um lugar mais justo de se viver e as pessoas mais felizes e saudáveis, não haveria doenças. As doenças são frutos de uma vida desregrada, Deus as permite para o bem, para que as pessoas mudem o rumo de suas vidas, e suas posturas diante do mundo, e não se percam as suas almas, que precisam se evoluírem para não perderem as suas essências. As essências são as características de Deus em nós, a Sua imagem e semelhança em nós, mas podemos perdê-las se assim o desejarmos, somos nós que escolhemos como viver a vida. Deus nos ama e quer que tenhamos comunhão com Ele, mas somos nós que escolhemos a vida, ascender com Ele ou decair sem Ele. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário