Postagens populares

terça-feira, 21 de junho de 2016

A PALAVRA DE DEUS; 3ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum



Leitura: (2 Reis 19,9-11.14-21.31-36)

Leitura do segundo livro dos Reis.
19 9 O rei ouviu dizer de Taraca, rei da Etiópia: Ele acaba de sair para combater contra ti. Senaquerib mandou novamente mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:
10 “Isto direis a Ezequias, rei de Judá: ‘Não te deixes enganar pelo Deus no qual puseste a tua confiança, pensando que Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.
11 Ouviste contar como os reis da Assíria trataram todos os países, e como os devastaram: só tu, pois, haverias de escapar?”
14 Ezequias tomou a carta das mãos dos mensageiros e leu-a; subiu depois ao templo e abriu-a diante do Senhor,
15 rogando-lhe: “Senhor, Deus de Israel, que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra. Vós fizestes os céus e a terra.
16 Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos e ouvi! Abri, Senhor, os vossos olhos e vede! Ouvi a mensagem de Senaquerib, que mandou blasfemar o Deus vivo!
17 É verdade, Senhor, que os reis da Assíria destruíram as nações e devastaram os seus territórios,
18 atirando ao fogo os seus deuses, mas isso porque não eram deuses, e sim objetos feitos pelas mãos do homem, objetos de madeira e de pedra: por isso foram destruídos.
19 Mas vós, Senhor, nosso Deus, salvai-nos agora das mãos de Senaquerib, a fim de que todos os povos da terra saibam que vós, o Senhor, sois o único Deus”.
20 Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a oração que me fizeste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria.
21 Eis o oráculo do Senhor contra ele: ‘A virgem, filha de Sião, despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça por trás de ti.
31 Pois de Jerusalém surgirá um resto e do monte Sião sobreviventes. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos’.
32 Por isso, eis o oráculo do Senhor ao rei da Assíria: ‘Não entrará nesta cidade nem atirará flechas contra ela, não lhe oporá escudo nem a cercará de trincheiras.
33 Mas voltará pelo caminho por onde veio, sem entrar na cidade - oráculo do Senhor.
34 Protegerei esta cidade para salvá-la, por minha causa e de Davi, meu servo’”.
35 Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.
36 Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e deteve-se em Nínive.
Palavra do Senhor.
 

 


Salmo Responsorial 47/48

O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

Grande é o Senhor e muito digno de louvores
na cidade onde ele mora;
seu monte santo, esta colina encantadora
é a alegria do universo.

Monte Sião, no extremo norte situado,
és a mansão do grande rei!
Deus revelou-se, em suas fortes cidadelas,
um refúgio poderoso.

Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade
em meio ao vosso templo;
com vosso nome vai também vosso louvor
aos confins de toda a terra.


Evangelho (Mateus 7,6.12-14)



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 6 “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.
14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”. Palavra da Salvação.




A Matéria se Contrapõe ao Espírito
Coisas santas são coisas espirituais, divinas, as que vem da parte de Deus para nos edificar e nos ajudar em nossa caminhada em direção ao céu. Elas se contrapõem às coisas materiais que são ostentações, facilidades e riquezas que contemplam alguns apenas, criando diferenças sociais, porque tem origem no egoísmo humano, que vai contra o amor e a partilha. Viver o amor é fazer ao outro o bem que desejamos a nós mesmos (v.12), isto é, não ser egoísta e aprender a perdoar e amar até os inimigos pessoais. Este é o caminho da porta estreita, porque é difícil de praticar, contudo é o caminho que leva à vida eterna.
Pérolas são os valores espirituais que estão em nós como graças de Deus, os quais recebemos através do batismo no qual nos tornamos filhos de Deus, ou seja, os Dons do Espírito Santo, que adquirimos no batismo para serem usados em favor de todos, como fontes do amor de Deus para ser disseminado entre os povos. São sete os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência (ou Entendimento), Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Estes dons são espirituais e não podem ser usados para as coisas materiais, como temos visto por aí muitos usando para se beneficiarem a si próprios e a interesses mesquinhos. Aqueles que assim procedem, mesmo que falam em nome de Deus, estão se conduzindo para o caminho da perdição, porque fazem parte daqueles que buscam por facilidades e riquezas materiais num caminho espaçoso, de vantagens pessoais, sem pensar nos outros.
Então:
¾    Lançar aos cães as coisas santas é orarmos (elevar o nosso pensamento a Deus) por coisas que não são eternas, como por exemplo pedir por bens e facilidades materiais. Dedicar a vida que é preciosa e santa diante de Deus, a coisas que não levam a Deus como às facilidades da vida, que se constituem em porta larga que se abre a caminho espaçoso, mas que nos leva a nos distanciar de Deus e à perdição.
¾    Atirar nossas pérolas aos porcos é utilizar dos nossos dons que Deus nos concede e que são preciosos, para interesses próprios, egoístas, mesquinhos, que se voltarão contra nós quando formos julgados diante de Deus. Tudo o que dissermos e fazermos teremos que prestar contas um dia a Deus e será terrível ser julgado por não ter feito bom uso dos dons que Deus nos dá.
Usemos de nossa inteligência, da sabedoria que alcançamos, da nossa capacidade de dar conselhos, da nossa capacidade de ser fortes diante das adversidades, da nossa capacidade de ver além das aparências, da nossa capacidade de ser piedosos, bem como o nosso Temor a Deus, para ajudar os nossos semelhantes a se descobrirem como pessoas dignas filhas de Deus, capazes de amar não somente a si, mas ao próximo como Jesus nos pede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário