Postagens populares

quinta-feira, 30 de junho de 2016

A PALAVRA DE DEUS: 5ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum


1ª Leitura - Amós 7,10-17

O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho,
e o Senhor me disse:
'Vai profetizar para Israel, meu povo

Naqueles dias:
10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: 'Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras.
11Ele anda dizendo: 'Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo`'.
12Disse depois Amasias a Amós: 'Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia;
13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino.'
14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: 'Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros.
15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: 'Vai profetizar para Israel, meu povo'.
16E agora ouve a palavra do Senhor. Tu dizes: 'Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de Isaac.
17Pois bem, isto diz o Senhor: 'Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país'.
Palavra do Senhor. 



Salmo Responsorial 18/19

Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. 

A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.

Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração.
o mandamento do Senhor é brilhante,
para os olhos é uma luz.

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.

Mais desejáveis do que o ouro são eles,
do que o ouro refinado.
suas palavras são mais doces que o mel,
que o mel que sai dos favos.




Evangelho (Mateus 9,1-8)

Naquele tempo:
1Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.
2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!'
3Então alguns mestres da Lei pensaram: 'Esse homem está blasfemando!'
4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: 'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados,
- disse, então, ao paralítico - 'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.'
7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.
8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação. 


Reflexão:


O Caminho da Cura

Paralisia é algo que imobiliza a pessoa, priva-a dos meios de ação em todos os níveis, tornando-a completamente dependente dos outros.

O texto bíblico mostra dois pontos fundamentais:
¾     De um lado a confiança (fé) que propicia a ousadia da comunidade de amigos de ultrapassar as barreiras para alcançar aquilo que se acredita, qual seja a cura do paralítico;
¾     Do outro lado Jesus (Deus) que vê além da paralisia, vê uma pessoa necessitada de se reconstituir interiormente, para estar em condições de ser curado.

O perdão dos pecados permite reconstituir a pessoa de dentro para fora, possibilitando um novo recomeço, recriando o ser, a partir de seu interior, atingindo o nível mais profundo, onde se processa a comunhão do ser humano com o Seu Criador.
A restauração dos laços com Deus, rompidos pelo pecado humano refaz o ser humano de dentro para fora e atinge o ser por completo. E isto se dá pela fé, por causa da confiança inabalável em Jesus. Mas, para ser curados por Jesus precisamos fazer o caminho da libertação dos pecados para que reconciliados com Deus estejamos em condições de inteireza, de receber graças e também de percebê-las.
Vivemos a nossa existência subordinados aos valores do mundo que nos paralisam e nos bloqueiam para a ação de Deus em nós. É isto que faz em nós os pecados do mundo, nos paralisa e precisamos de ajuda dos irmãos, isto é, da comunidade que Jesus constituiu que é a Igreja. Lá podemos nos reconciliar com Deus confessando os nossos pecados, porque lá está Cristo, a fonte de nossa inteireza. É Cristo que nos reconstitui por inteiros para recomeçar vida nova, em comunhão com a Trindade Santa: PAI-FILHO-ESPÍRITO SANTO. Somos filhos de DEUS-PAI, irmãos redimidos de DEUS-FILHO, e conduzidos pela ação amorosa de DEUS-ESPÍRITO SANTO.
É a esta FONTE onde devemos buscar a solução para os nossos problemas quais forem para que a nossa alma repouse em paz em meio ao mundo tenebroso e árido ao qual vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário