Postagens populares

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A PALAVRA DE DEUS: Evangelho (Mateus 11, 25-27)



Reflexão:

A Sabedoria Vem de Deus
Os pequenos a quem Jesus se refere são aquelas pessoas simples, capazes de ajoelhar-se diante dele e adorá-Lo em Espírito, porque a fé lhes permite crer que a Deus deve ser dado toda a sua confiança, todo o seu amor e tudo o que possui, porque O ama com um amor ardente. Essas pessoas colocam o amor a Deus como seu maior tesouro e se esforçam para agradá-Lo em tudo. São pessoas que se alegram em todos os trabalhos que executam e são tão gratas a Deus que se dedicam a jejuns e longas vigílias de oração, só para estarem mais perto do seu amado e Senhor. Reconhecem a grandeza do amor de Deus por si e o sacrifício da Sua paixão, e por isso desprezam a própria vontade, para fazer a vontade de Deus, como Jesus fez. Por isso não se ligam às coisas do mundo, mas às coisas do céu, porque já vivem o céu na terra. (Jesus revelou essas características a Santa Brígida, quando diz sobre, como estar em Seu Amor, a quem Jesus chama de amigos – Capítulo 15).  
Esse modo de posicionar-se diante de Deus e de Seu Filho Jesus faz com que os simples possam perceber além do que se vê com os olhos, mas alcançam o invisível, que se percebe e crê mediante a fé.
A Palavra de Deus oferece pistas para o conhecimento de Deus, principalmente através de Jesus em suas parábolas, e podemos conhecê-Lo também, mediante o modo de ser e agir de Jesus. Podemos entender que a misericórdia do Filho é expressão da misericórdia do Pai. Seu respeito pelos pobres e marginalizados, sua atitude de valorizar as mulheres e as crianças, seu esforço para libertar o ser humano de toda sorte de escravidão revelam o profundo amor de Deus pela humanidade.
Por isso é importante a leitura e meditação da Palavra de Deus e a contemplação de Jesus e seguir Seus passos, para se ter acesso à sabedoria de Deus. Contudo, se a pessoa não tiver um coração simples jamais ela alcançará e conhecerá a sabedoria de Deus, porque é ao coração simples, aquele que nada faz sem antes falar com Deus e pedir instruções, que este Dom de Deus se revela.
Este foi e é o caminho dos santos. Por isso miremos em seus exemplos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário