Postagens populares

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A PALAVRA DE DEUS - Evangelho - Mateus 16,24-28 - Reflexão: Viver é o que Importa... Viver eternamente no Reino de Deus!



Evangelho - Mateus 16,24-28

“Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?” 


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,24-28

Naquele tempo,
24 Jesus disse aos discípulos:
'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 
25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
28 Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão
antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.'
Palavra da Salvação. 


Reflexão:

Viver é o que Importa... Viver eternamente 
no Reino de Deus!
O ser humano carrega muitas cruzes pesadas, desnecessárias e que não são da vontade de Deus que as carregue, porque não são suas. “Tomar a sua cruz” significa tomar a cruz que Deus nos dá, e a cruz que Deus nos dá não tem nada a ver com o mundo, e com os fardos que normalmente carregamos, responsabilidades que assumimos em vista dos nossos próprios interesses. Nós não temos uma consciência certa do que é bom para nós, por isso nos envolvemos em nosso cotidiano com as inúmeras disposições que o mundo nos dá, mas de nada vale corrermos atrás dessas coisas se não aprendermos a filtrar o que é, de fato, bom para nós, que nos faz pessoas melhores. Por isso precisamos nos elevar em nível de consciência, para entendermos que só seguindo a Jesus, fazendo como Ele fez, isto é, vivendo exclusivamente pelos outros e nada para si que cumpriremos a nossa missão no mundo, que é progredir espiritualmente para alcançarmos as condições de ver Deus face a face, isto é viver no Reino de Deus. O Reino de Deus não é algo inatingível, mas precisa de um esforço do nosso humano, demasiadamente apegado às coisas humanas. Precisamos aprender com Jesus a renunciar às coisas humanas para podermos viver as coisas espirituais. É a luta pela qual vale a pena lutar, porque nos leva a ressuscitar para estar junto aos santos, que foram pessoas que conseguiram vencer a si mesmos e hoje estão diante de Deus, e dos Seus anjos.
Lembremos que Jesus quer nos preparar para viver o Reino aqui na terra, porque Ele virá uma segunda vez para viver aqui conosco e seremos como os primeiros viventes que falavam com Deus face a face... e Ele mesmo nos servirá.
Observem o Evangelho de João 21,1-15, na terceira aparição de Jesus aos discípulos. Os discípulos estavam pescando no mar de Tiberíades, e quando chegaram na praia Jesus já estava preparando-lhes um churrasco de peixe para todos comerem. Isto foi algo inédito e maravilhoso: ser servido pelo Mestre e Senhor. Em Lucas 12, 37, Jesus diz: Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á”... Isto é a coisa mais fantástica e maravilhosa que ocorrerá com aqueles que se esforçarem para fazer a vontade de Deus.
Por isso, comecemos por aprofundar no conhecimento de Deus, no Seu amor que tudo faz de bom para o ser humano viver feliz, nos dá a natureza para nos alimentar, nos dá o ar para respirarmos, enfim nos dá a vida e a inteligência... E se não conseguimos resultado material com o nosso trabalho, que nos leve a prosperar isto não tem importância, Deus nos supre e não nos deixa faltar nada. Mas se conseguimos prosperidade não guardemos egoisticamente para nós, repartimos com quem não tem, deixemos que Deus faça a administração dos nossos lucros com o trabalho que Ele nos dá. Se eu não consigo sequer um trabalho que me dê renda eu sempre posso fazer algo em benefício de alguém que não pode, não consegue, ou não está em condições de capacidade para fazê-lo.
Como vê, não precisamos ter dinheiro para compartilhar, podemos compartilhar nossos bons talentos e ajudar as pessoas a ser melhores com o nosso exemplo. O que importa é estarmos preparados para quando Jesus vir na Glória (v.27), merecermos receber todas as honras devidas aos filhos prediletos de Deus-Pai.


A Liturgia completa está no link abaixo
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário