Postagens populares

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PESCAR É COMPREENDER - Evangelho - Lucas 5,1-11 - A Pesca Milagrosa


O primeiro Evangelho foi escrito por Marcos, que não era discípulo de Cristo... Foi convertido à fé cristã depois da morte de Jesus e foi batizado por Pedro. Acompanhava Pedro em suas pregações, era uma espécie de secretário do Apóstolo. Foi neste período que começou a escrever seu Evangelho. Estando na companhia de Pedro, no ano 56, com base nas informações obtidas com ele, escreve seu livro que vai ser a base para os outros evangelistas, que também escreverem posteriormente.

Você já se perguntou por quê foi Marcos o primeiro escritor do Evangelho que ia servir de base para os outros?

Penso que a resposta está no fato de que foi Pedro a quem Jesus deu a responsabilidade de Sua Igreja, e Jesus escolheu Marcos para que tivesse a experiência do Evangelho, junto a Pedro, o Evangelho que ia ser passado a todo o mundo. Nem que ele tivesse sido testemunha ocular da presença e ensinamentos de Jesus, cinquenta e seis anos depois muita coisa passaria despercebida e até esquecida.

E há alguns fatos como o Filho Pródigo (Lc 15,11032) e o Bom Samaritano (Lc 10,30-37) e a Pesca Milagrosa (Lc 5,1-11), que são narrados só em Lucas. A outra citação sobre a pesca milagrosa acontece depois da ressurreição de Cristo e está narrado em João (21,1-14).

Devemos sempre, entender o Evangelho sobre a ótica de Cristo e jamais sair disso. Por isso entendemos que Cristo inspirou estes Evangelhos, porque são necessários para entendermos completamente a sua mensagem, e aquelas que faltam no Evangelho-base (o de Marcos) Ele os inspirou em Lucas e mais tarde em João, para concretizar todo o Seu ensino necessário ao nosso conhecimento.

Pode-se ter a absoluta convicção de que o Evangelho foi inspirado por Jesus, através do Espírito Santo. Por isso a mensagem do Evangelho é oculta aos estudiosos, mas está ao alcande de quem deseja de dentro do coração entendê-la e procura meditá-la, com a ajuda do Espírito Santo, o verdadeiro condutor daquele que segue Jesus no amor e na radicalidade, isto é, na vontade de servir ao plano de Deus de salvação das almas.

O Evangelho que vamos meditar é o da Pesca Milagrosa, e está em Lucas 5, 1-11.


Evangelho - Lucas 5,1-11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11
Naquele tempo:
1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.
2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado para consertar as redes.
3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'.
5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos.
Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.
6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!'
9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: 'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.'
11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Palavra da Salvação.


PESCAR É COMPREENDER

Neste Evangelho há duas barcas e uma delas, a que Jesus entrou é de Pedro, e representa a Igreja de Cristo, ou os cristãos. A outra barca representa os outros povos não cristãos, mas que também precisam Dele e são amados por ele. Jesus fala para todos: cristãos e não cristãos, e claro, também aos cristãos separados das igrejas protestantes. Com isso entendemos que a igreja de Cristo somos todos nós do mundo, todos os filhos de Deus. Lembre-se de que a Igreja de Cristo é uma só igreja e chegará o momento em que todos se congregarão nela. Pedro foi constituído o representante da Sua Igreja na Terra, por isso ele está sempre em evidência nos Evangelhos, quando Jesus quer passar um ensinamento a todos.

Jesus quer nos passar através desse Evangelho que na nossa vida aqui no mundo temos que enfrentar os desafios sem jamais desistir. E se em algum momento as coisas não estão dando certo, é possível que estamos tentando consertar as coisas do nosso jeito, mas o nosso jeito de fazer as coisas é falho (literalmente, não pescamos como devíamos... pescar é compreender). E, diante de nossa fragilidade em compreender, resta-nos buscar o jeito certo de fazer as coisas, isto é, nos permitir ser guiados por Jesus, que está presente sempre das mais diversas e inesperadas formas... E uma delas é a Sua Palavra. As palavras de Jesus é o próprio Jesus que se faz presente, e quando escutamos com o coração esta palavra somos tocados no mais profundo de nós mesmos e somos iluminados em nossa alma, que nos faz encontrar verdadeiramente a Cristo, o único que pode nos ajudar.

Pedro nos dá uma grande lição de humildade e obediência: ele, mesmo não estando muito confiante, diante do trabalho infrutífero da pesca anterior obedeceu às palavras de Jesus, e o resultado foi o milagre que ele precisava... e diante do milagre Pedro honrou a Deus e o adorou.

Somos pecadores e erramos, mas temos diante de nós a força divina de Jesus. E há um momento em que o nosso pecado nos levará a decepções, às derrotas e sofrimentos, até nos voltarmos para Jesus ali, a nos oferecer a ajuda que precisamos... e o encontro com Jesus muda a vida, porque a força de Jesus dá força à vida...  E nos sentimos tão agraciados que deixamos tudo e O seguimos. Seguir a Jesus deve, sem sombra de dúvidas, nos levar a compreender os seres humanos como somos compreendidos por Deus. É por isso que Jesus fala: “...De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Pescador de homem é entendedor de homens... E conhecer o homem... E é o primeiro passo para amar o homem, criatura de Deus. Porque só amamos o que conhecemos... e o amor é o maior mandamento da Lei de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário