LIVRO 1 - CAPÍTULO 23
Palavras de Cristo à Santa
Brígida descrevendo um homem que LHE DÁ REPUGNÂNCIA.
Por sua falta de
sinceridade e hipocrisia, o considera um inimigo de Deus.
Este homem é uma
autoridade da Igreja, um bispo diocesano, o qual lhe foi confiado muito e ele
não cumpre o seu dever.
No final do texto São Lourenço
aparece e diz que o dito Arcebispo comprometeu toda a comunidade sob o comando
dele afastando-os da fé verdadeira e impossibilitando-os de receber a
interseção misericordiosa da Mãe de Deus. E assim, se não se voltar para a
caridade divina e corrigir-se toda a diocese sofrerá as consequências
irreversíveis dos seus atos.
Trechos
do livro: As Profecias e Revelações de JESUS a Santa Brígida da Suécia
LIVRO
1 - CAPÍTULO 23
As
pessoas o veem como um homem bem vestido, forte e digno, ativo na batalha do
Senhor. Entretanto, quando tira a casca, é repugnante de se olhar e inútil para
qualquer trabalho. Seu cérebro aparece nu, tem as orelhas na frente e os olhos
na parte traseira de sua cabeça. Seu nariz está cortado. Suas bochechas estão
fundas como as de um homem morto. Em seu lado direito, sua “maçã do rosto” e a
metade de seus lábios caíram por completo, ou seja, não há nada na direita
exceto sua garganta descoberta. Seu peito está infestado de vermes; seus braços
são como um par de serpentes.
Um
maligno escorpião senta-se em seu coração; suas costas parecem carvão queimado.
Seus intestinos fedem podre como carne cheia de pus, seus pés estão mortos e
são inúteis para caminhar.
Agora
te direi o que tudo isso significa. Por fora, é um tipo de homem que parece
ornado de bons hábitos e de sabedoria, ativo no meu serviço, mas não é assim
realmente. Porque se tiramos a casca de sua cabeça, ou seja, se a gente o visse
como é, seria o homem mais feio de todos. Seu cérebro está tão nu, que a
vaidade e a frivolidade de suas maneiras são sinais suficientemente evidentes para
os homens bons, de que é indigno de tanta honra.
Se
conhecesse minha sabedoria, perceberia que quanto mais se eleva em sua honra
sobre os demais, ele deveria, muito mais que os outros, cobrir-se de austeras maneiras.
Suas orelhas estão em sua frente porque, em lugar da humildade, que deveria ter
por sua alta categoria e que deveria deixar brilhar para outros, ele somente quer
receber bajulação e glória. Em seu lugar, ele põe orgulho e é por isso que quer
que todos o chamem de grande e bom. Tem olhos na nuca porque todo seu
pensamento está no presente e não na eternidade. Ele pensa em como agradar os
homens e sobre o que se requer para as necessidades do corpo, mas não em como
agradar-me nem no que é bom para as almas. Seu nariz está cortado, tanto que
perdeu a discrição mediante a qual poderia distinguir entre pecado e virtude,
entre a glória temporal e eterna, entre as riquezas mundanas e eternas, entre
os prazeres breves e os eternos. Suas bochechas estão afundadas, ou seja, todo
seu sentido de vergonha em minha presença, junto com a beleza das virtudes
pelas quais poderia agradar-me, estão mortos por completo ao menos no que me
diz respeito. Tem medo de pecar por medo da vergonha humana, mas não por medo
de mim. Parte de sua “maçã do rosto” e lábios sumiram, ficando sem nada a não
ser a garganta, porque a imitação de meus trabalhos e a pregação de minhas
palavras, junto com a oração sentida desde o coração, desapareceram nele, por
isso nada ficou, salvo sua garganta glutona. Mas ele encontra, na imitação do
depravado e no envolver-se em assuntos mundanos, algo, a uma só vez, saudável e
atrativo.
Seu
peito está cheio de vermes porque nele, onde deveria estar a recordação de minha
Paixão e a memória de minhas obras e mandamentos, somente há preocupação pelos
assuntos temporais e desejos mundanos. Os vermes corroeram sua consciência de
forma que já não pensa em coisas espirituais. Em seu coração, onde eu gostaria
de morar e onde deveria residir meu amor, reside um maligno escorpião de cauda venenosa
e feição insinuante.
Por
isso que de sua boca saem palavras sedutoras e aparentemente sensíveis, mas seu
coração está cheio de injustiça e falsidade, porque não lhe importa se a Igreja
que representa se destrói enquanto ele pode seguir adiante com sua vontade
egoísta.
Seus
braços são como serpentes porque, em sua perversidade, alcançam os simples e os
atraem para si com simplicidade, mas quando se acomodam a seus propósitos, os dispensa
como a pobres desgraçados. Como uma serpente, se enrosca sobre si escondendo
sua malícia e iniquidade, de tal forma que dificilmente se pode detectar seu artifício.
A meus olhos, ele é como uma vil serpente, porque como a serpente é mais odiosa
que qualquer outro animal, ele é também para mim o mais infame de todos na medida
em que reduz a nada minha justiça e me considera como alguém relutante em infligir
castigos.
Suas
costas são como o carvão negro, ainda que devesse ser como o marfim, pois suas
obras deveriam ser mais corajosas e puras que as dos outros, para apoiar os fracos
com sua paciência e exemplo de vida reta. Entretanto, é como carvão porque, ele
também é fraco para pronunciar uma só palavra que me glorifique, a menos que o beneficie.
Ainda assim, se crê valente com respeito ao mundo. Em consequência, ainda que
ele creia que se mantém reto, cairá na mesma medida de sua deformidade como o carvão
privado de vida, diante de mim e dos meus santos. Seus intestinos estão fétidos
porque, diante de mim, seus pensamentos e afetos fedem à carne podre, cujo
fedor ninguém pode suportar. Nenhum dos santos o pode suportar. Ao contrário,
todos afastam seu rosto dele e exigem que se lhe apliquem uma sentença. Seus
pés estão mortos porque seus dois pés são suas duas disposições em relação a
mim, ou seja, o desejo de emenda por seus pecados e o desejo de fazer o bem. Entretanto,
esses pés estão mortos nele porque a essência do amor se consumiu nele e não
lhe fica nada mais do que os ossos endurecidos. É nesta condição que está
diante de mim. Entretanto, enquanto sua
alma permanecer em seu corpo poderá obter minha misericórdia.
EXPLICAÇÃO
São
Lourenço apareceu dizendo: “Quando estive no mundo, tinha três coisas: continência
comigo mesmo, misericórdia com meu próximo e caridade com Deus. Por isso,
preguei a palavra de Deus zelosamente, distribuí os bens da Igreja com
prudência, e suportei açoites, fogo e morte com alegria. Mas este bispo resiste
e camufla a incontinência do clero, gasta livremente os bens da Igreja com os
ricos e mostra caridade para consigo e para o que é seu. Portanto, declaro para
ele que uma nuvem luminosa subiu ao Céu, sombreada por chamas escuras, de tal
forma que muitos não a podem ver. Esta nuvem é a intercessão da Mãe de Deus
para a Igreja. As chamas da avareza e da falta de piedade e de justiça a
escurecem de tal maneira que a amável misericórdia da Mãe de Deus não pode
entrar nos corações dos oprimidos. Por isso, que o arcebispo volte rapidamente
à caridade divina corrigindo-se, aconselhando seus subordinados por palavras e
por obra, e animando-os a melhorar. Se não o fizer, sentirá a mão do Juiz, e
sua Igreja diocesana será purgada a fogo e espada e afligida pela rapina e a
tribulação, e passará muito tempo sem que ninguém a possa consolar”.
O que podemos tirar desse texto para a nossa vida:
1. Primeiramente, que as pessoas revestidas de cargos
de responsabilidade sacerdotal respondem por toda a comunidade sob a sua
jurisdição. Assim, o seu mau comportamento gera consequências que comprometem
amplamente a igreja, porque as pessoas terão a sua fé invertida pelo mau
exemplo e deixarão de serem alcançadas pelos benefícios da misericórdia de
Deus. Assim terão que sofrer para perceberem as suas faltas e se redimirem.
2. No entanto esse pecador insensível, de coração
empedernido, enquanto viver ainda haverá tempo de ser alcançado pela
misericórdia de Deus. Jesus é misericordioso por excelência, e intercede pelo pecador o tempo todo, esperando por uma ação que faça-o mudar-se e se voltar-se para Deus.
3. Por fim, pensemos em nós mesmos, em cada um de
nós, individualmente: cada um tem a missão de ser espelho para os outros, de
ser a presença de Jesus no mundo; e, se o mundo não está nada bom, cada um de
nós tem a sua parcela de responsabilidade. Não julguemos aqueles que contribuíram
para que as coisas chegassem a esse ponto, até porque não teríamos condições de
saber quais, e quantos erraram..., mas há algo que podemos fazer enquanto
viver, que é procurar aprofundar na Palavra de Deus e seguir o exemplo de
Jesus, enquanto aqui estivermos em corpo e alma. Cada um procure ser mais
fraterno e compreensível com as fraquezas dos demais. Não atire pedras, ofereça
algo que possa melhorar a pessoa, ou seja, mostre a Palavra de Deus, e Sua
verdade que é capaz de transformar o mundo em um mundo melhor. Se as pessoas se
abrirem ao conhecimento dessa Palavra Sagrada, pode mudar o rumo de suas vidas.
Hoje eu tenho a minha vida e posso fazer algo, amanhã posso não ter mais....
Quando o véu da minha vida for rompido, eu não poderei mais fazer nada por mim
pessoalmente. É preciso amar o amor, como Dizia São
Francisco de Assis, e o amor é uma decisão pessoal, e é a raiz de todo bem,
porque é a essência de Deus. Se você não se sente capaz de amar como Deus ama,
deseje isto do fundo do coração e será capaz. Pense bem nisso e faça a sua
parte!
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