Postagens populares

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A PALAVRA DE DEUS: Leitura (Gálatas 2,1-2.7-14) / Salmo Responsorial 116 / Evangelho (Lucas 11,1-4)




Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.

Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo.
E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão.
Ao contrário, viram que a evangelização dos incircuncisos me era confiada, como a dos circuncisos a Pedro (porque aquele cuja ação fez de Pedro o apóstolo dos circuncisos, fez também de mim o dos pagãos).
Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo: iríamos aos pagãos, e eles aos circuncidados. Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção.
Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável.
Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados.
Os demais judeus convertidos seguiram-lhe a atitude equívoca, de maneira que mesmo Barnabé foi levado por eles a essa dissimulação.
Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, em presença de todos: “Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?”
Palavra do Senhor.


Reflexão:
Mais do que julgar o procedimento repreensível de Pedro, na narração a um fato ocorrido com os apóstolos, quando pregavam o Evangelho da Boa Nova de Jesus, temos que mirar em nós mesmos, para nos certificar se estamos no caminho certo. Se as nossas ações estão em conformidade com a palavra que Jesus nos transmitiu, ou se estamos sendo contra testemunhos com a nossa vida. 
Pedro representa a Igreja de Cristo humana, e como humano não está isento de cometer erros. Por isso a Igreja, na pessoa do Papa precisa  muito de nossas orações. Sabemos que o Espírito Santo guia esta Igreja, mas as influências podem ser devastadoras e impedir a ação do Espírito Santo.


Salmo Responsorial 116

Ide por todo o mundo
e a todos pregai o Evangelho.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para conosco,
para sempre ele é fiel!




A ORAÇÃO DO PAI-NOSSO

Jesus nos orientando a rezar de maneira conveniente: "Quando vocês rezarem, digam ..." não significa que Jesus tenha ensinado uma fórmula a ser mecanicamente repetida. Sua intenção era um modelo de como rezar de forma que a oração chegue a Deus:
  1. Primeiro, a oração deve estar toda centrada no Pai e suscitar, no coração de quem reza, um profundo afeto por ele. O orante deve buscar, no seu dia-a-dia, santificar o nome de Deus e esforçar-se para que o Reino se faça verdade neste nosso mundo. Assim, a oração liga o orante em Deus. 
  2. Segundo, a oração deve levar o orante a confrontar-se com o seu próximo. Por isso, sensibiliza-o para a solidariedade e a partilha, de modo que haja pão para todos.
A oração do Pai-Nosso deve capacitar o orante a viver os valores do Evangelho que Jesus, insistentemente ensinou e viveu. Estes valores devem ser conhecidos e experimentados, de modo que a oração expresse uma forma de vida que seja um compromisso com os valores do Reino de Deus, quais sejam: a fraternidade, a partilha, o perdão e a própria presença de Deus no coração e na vida das pessoas, e expresse também a nossa atitude filial diante de nosso Deus, que também é nosso Pai.
Portanto, a oração do discípulo do Reino está em íntima relação com a sua vida... e deve ser o parâmetro para que o orante revise a sua vida. Por isso devemos sempre confrontar a nossa vida com esta edificante oração e nos questionar:
  • “PAI, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME” – a minha vida está santificando o nome de Deus Pai, ou prefiro viver a vida segundo os meus próprios parâmetros?
  • “VENHA O VOSSO REINO” – o meu coração está, de fato, sendo, reinado pelo Pai, abrasado pelo amor a Deus, ou nele há outros valores aos quais dou preferência? Lembremos que quaisquer outros valores que vivemos fora dos mandamentos de Deus estamos sendo idólatras. Isto nos induz a não pecar, porque o pecado é algo que interfere em nossa relação com Deus.
  • “DAI-NOS HOJE O PÃO NECESSÁRIO AO NOSSO SUSTENTO” – devo observar se não estou me preocupando, além da conta com alimento e com as coisas materiais... nos alimentar excessivamente, e nos preocuparmos com coisas materiais, como reservar bens e dinheiro para o futuro, constitui-se em falta de confiança na providência divina e em pecado de GULA.
  • “PERDOAI-NOS OS NOSSOS PECADOS, POIS TAMBÉM NÓS PERDOAMOS ÀQUELES QUE NOS OFENDERAM” – aqui estou me comprometendo com o perdão aos que me ofendem. Portanto, se não cumpro com essa promessa estou atraindo maldição para a minha vida, na medida que eu mesmo estou colocando obstáculo ao perdão de Deus por minhas faltas.
  • E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO’"-  tudo isto só é possível se sou capaz de fazer frente à tentação, recusando-me a pactuar com o pecado e o egoísmo. Lembre-se de que Deus nos deu um Anjo da Guarda, que está a Seu serviço e caminha a nosso lado para nos livrar do mal, mas precisamos clamar por ele todos os dias, onde quer que estejamos e para onde quer que vamos... Ele nos guiará, no entanto precisamos estar atentos e não distraídos para percebermos o que ele tem a nos intuir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário