Postagens populares

sábado, 4 de março de 2017

MENSAGEM DA PALAVRA DE DEUS PARA EDIFICAR A NOSSA VIDA (Isaias 58,9-14/Salmo 85/ Evangelho Lucas 5,27-32




Primeira Leitura:

Isaías 58, 9b-14

Assim fala o Senhor:
9b Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa;
10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão.
12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.
13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações,
14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai.
Falou a boca do Senhor.
Palavra do Senhor.


Reflexão:

Onde foi que mudamos a Palavra de Deus e escolhemos viver o que mais nos convém? Leiamos com atenção a Leitura de Isaías e constataremos que deixamos de fazer o que Deus nos pede há séculos e pertencemos à Igreja de Cristo. Os últimos cem anos, desde Fátima, a Mãe de Deus vem nos alertando para os nossos erros, pede-nos para observar a Palavra de Deus e orarmos sem sessar. 

Nos últimos trinta anos aproximadamente, a mensageira de Deus, ciente de que não entendemos bem os seus apelos, vem nos pedindo para Jejuar aos sábados e rezar com fé o Rosário, os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, em desagravo por não darmos o devido valor às suas mensagens, isto é, reparação pelas ofensas a Deus. Observe que, com este apelo exclusivo para os sábados, Maria quer nos fazer entender que o sábado não é para fazermos negócios... E se não há uma cobrança maior através das mensagens de Maria, é porque Deus está relevando as nossas atitudes por conhecer nossas fragilidades e que somos vítimas do sistema do mundo..., portanto sem que percebamos somos controlados. Sistema não criado por Deus, mas pelo inimigo de Deus e dos homens, Satanás. Maria mesma esclareceu em mensagem de 1989, quando ela diz que o Sistema Capitalista nesta forma de "competição" foi idealizado por Satanás, concretizado através da maçonaria, e dominou o mundo inteiro, com esse espírito, com o objetivo determinado de separar as pessoas de Deus. Pelo que parece está conseguindo, pois está infiltrado em todas as áreas disseminando o individualismo na mente e nas ações das pessoas, para que elas não percebam a vontade de Deus e se solidarizem mais com os outros. Ao contrário vivemos num mundo cada vez menos solidário, num egocentrismo em todas as esferas.

Chegamos ao ponto de, nos dias atuais não dedicamos um dia sequer a Deus, nem mesmo os domingos, e dias santos. Esta leitura mostra o quanto estamos enganados em discriminar os nossos irmãos que guardam os sábados. Não precisamos, no entanto, ser tão radicais, porque foi o radicalismo que Jesus combateu entre os judeus..., mas o sábado não deixou de ser o dia dedicado ao Senhor. Sim, o sábado deve ser o Dia do Senhor nos nossos corações. Isto significa fazermos uma pausa em nossos negócios particulares, nos esportes, principalmente o futebol, nos lazeres irrigados por bebidas alcoólicas, etc. Precisamos dar a Deus o lugar Dele em nosso coração e fazer o que Maria nos pede: JEJUM E ORAÇÃO DO ROSÁRIO NO SÁBADO.

Isto não quer dizer que os domingos deixem de ser também o Dia do Senhor: Domingo é o dia semanal por excelência em que celebramos e rememoramos a Páscoa do Senhor e não podemos ficar de fora da Eucaristia que se vive nas Santas Missas. A PÁSCOA, QUE SE VIVE NA EUCARISTIA NOS DOMINGOS É O MAIOR PRESENTE DE JESUS PARA OS CRISTÃOS E DEVEM PARTICIPAR AQUELES QUE FIZERAM POR MERECER, AQUELES QUE OBSERVAM A PALAVRA DE DEUS.


Salmo Responsorial:





Evangelho Lucas 5,27-32

Naquele tempo:
27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria.
Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus.
Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'
31 Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.'
Palavra da salvação.



Reflexão:

O Evangelho de Lucas 5,27-32 vem nos lembrar que Jesus em sua vida pública acolhia todos os pecadores e pecadoras e comia com eles, e até chama a um deles para ser Seu seguidor, e o transforma em Seu apóstolo. A nossa prática, no entanto, está na maioria das vezes fundamentada na discriminação das pessoas por causa de determinados tipos de pecado, e isso faz com que sejamos iguais aos fariseus do tempo de Jesus.

Jesus acolhia a todos com amor e tratava os pecadores como doentes que precisavam ser curados de suas feridas... e é assim que Ele nos trata ainda hoje. Se tratasse de nós pecadores como merecemos, pelos nossos pecados estaríamos terrivelmente amaldiçoados. Precisamos nos colocar humildemente diante de Cristo e pedir que nos cure que nos libere a alma da fuligem de nossas indiferenças que nos arrasta para o individualismo e afasta de nós o espírito da solidariedade para com os nossos irmãos.

A meditação das leituras de hoje nos leva ao questionamento: QUANDO É QUE SEREMOS A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO? Acordemos, senão ficaremos de fora e colheremos os frutos de nossas escolhas. A Igreja Católica jamais deixará de ser a Igreja de Cristo, mas lhe será cobrado pelo seu desleixo à Palavra Sagrada, a qual não vem sendo ensinada como deve. Há sacerdotes que nos nossos dias pregam a palavra como se Jesus falasse para os judeus da época de Jesus... não a atualizam, ficam a repetir as palavras do Evangelho, não aprofundam no sentido das ações de Jesus, para extrair a mensagem para os nossos dias... E os fiéis saem da igreja como entraram, e por isto não procuram fazer um caminho novo de mudança, baseados nos ensinamentos das palavras e ações de Jesus. As pessoas precisam saber onde estão errando para que mudem suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário