Postagens populares

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

CAUSAS E CURA DAS DOENÇAS DA ALMA



O MAL QUE ADOECE A ALMA – O PECADO


Há um número enorme de doenças emocionais, que refletem no corpo, e capa corpo humano responde de alguma forma. São as chamadas doenças psicossomáticas.

A ciência aponta algumas doenças como psicossomáticas como: Artrite (Inflamação articulação), Câncer; Manchas no corpo; Gastrite; Úlcera; Asma; praticamente todos os transtornos de pele; Alergias variadas; Rinite (inflamação mucosa do nariz), Impotência sexual; muitas disfunções oftálmicas (olhos); Hipertensão arterial; Fibromialgia (pele); Depressão; Anorexia; entre outras...

Mas existem também as doenças da alma, que não encontramos respostas na ciência. Os seus sintomas são um pedido de socorro da alma: 
    Imagem relacionada
  • A Depressão;
  • A Tristeza Profunda, 
  • A Ansiedade, a Angústia, 
  • O Stress  
  • A Apatia, ou a falta de interesse pela vida,  
  • A Desesperança, 
  • O Vazio de Sentido, como uma aridez absoluta. 
  • E até dores em diversas partes do corpo que não se sabe a origem, apesar de investigar e tentar tratamentos os mais diversos.
São situações que podem evoluir para um desejo de morte. 

A alma é imanente, isto é, faz parte de maneira inseparável da essência do nosso ser. E precisa alimentar-se para sobreviver em nós. Do contrário o corpo entra num estado de agonia e se manifesta em doenças ou sintomas que denotam doenças físicas, mas são, na verdade doenças da alma. E a pessoa espiritualizada, percebe logo, que há algo errado e que precisa mudar, porque sabe por experiência, que Deus nos chama sempre a mudança de rumos da vida, quando esta não está em sintonia com o Eterno. Porém, a menos preparada vai de médico em médico, tratamento em tratamento procurando por curar-se, sem obter resultado.

Se a alma é eterna ela precisa de alimentar-se também de coisas eternas. A fé é a grande ajuda para a nossa alma. Porque é, através da fé que Deus se comunica à alma e a cura. As doenças da alma só encontram a cura, com a ajuda do Eterno Pai, Criador nosso e de todas as coisas. E não há dúvida de que os pecados que cometemos refletem em nossa alma e ela adoece.

Por isto precisamos, para nos manter vivos, manter a fé, fé em Deus, que responde por três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isto é um fato, não são meras palavras. As pessoas que não tem fé, ou tem uma fé confusa, vivem até certo ponto normal, mesmo que se manifeste nelas sintomas de doenças como vícios, dos quais não consegue se livrar, por mais que se tente. Mas chegará o dia que as doenças se manifestarão de maneira mais potente e será como um beco sem saída, e o caos se instalará..., o corpo viverá o caos. E quando deixamos chegar a esse ponto necessitamos com urgência socorro, senão morreremos. Morreremos por doenças incuráveis ou procuraremos pela morte pelo suicídio.

Creia que todas estas coisas poderemos passar por elas e sairmos mais fortes, se lançarmos mão da fé. Porque se não aceitarmos a única solução para nós, que está em Deus corremos o risco de perder a essência de Deus em nós..., E aí é a morte absoluta, ou seja a perda do convívio com Deus.

E isto acontecerá, inevitavelmente, com todos aqueles que insistem no pecado, e não querem fazer um caminho de transformação. Porque “o pecado gera a morte”, como está na Palavra de Deus em Tiago 1, 15; em Romanos 6,23: “o salário do pecado é a morte”.

Em Provérbios o sábio fala do caráter insaciável da cobiça, quanto mais ela tem, mais ela quer. Diz: “A sanguessuga tem duas filhas: Dá mais!”, “Dá mais!” Três coisas são insaciáveis, mesmo quatro, que nunca dizem: “Basta! ”.

Efésios 2,1-3 diz os efeitos da morte causada pelo pecado são visíveis na vida daqueles que estão entregues ao pecado: E vós estáveis mortos por causa de vossas transgressões e pecados, nos quais andastes outrora, seguindo o mentor deste mundo, seguindo o chefe das potências dos ares, o espírito que atualmente está agindo nos rebeldes. Nós todos também fomos desse número, abandonando-nos à ambição de nossa vida na carne, satisfazendo os desejos da carne e seguindo seus propósitos. E, como os demais, éramos, por natureza, destinados à ira.

Podemos ver os efeitos desta morte: quanta desesperança, consciência cauterizada, relacionamentos e tempo perdido, desperdício de energia e recursos, impiedade e corpos adoecidos.

Acordemos para a origem do pecado e cortamos pela raiz este mal. Jesus esclarece bem onde está a origem desse mal, em Mateus 15, 19: “É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias”.

Diante disso concluímos, que o nosso maior inimigo está em nós, no interior de nós mesmo, no coração, como diz Jesus.

Se o pecado está no mundo e satanás age através do pecado, em nós ele só terá forças se o consentirmos. Ora, os filhos de Deus são livres, não podem estar presos a fatores externos que os levam a escravizarem-se através de pecados, que os mantém em si, como se fosse normal viver assim. Pecar é inerente da pessoa humana que vive no mundo, ligada às coisas do mundo, mas não é normal manter-se pecando indefinidamente, sem tomar uma decisão de livrar-se dessa escravidão.

Se queremos, então, viver, não podemos consentir que a morte se instale em nós, precisamos entender que temos que lutar contra o pecado.... é uma luta difícil, mas possível vencê-la, porque o poderoso e amoroso Deus está a nosso lado nessa batalha.

Então, se examine, lute contra o pecado e conseguirá vencê-lo e Deus o preencherá com os dons divinos para manter-se e ajudá-lo a sair ileso e vencer o mal em todas as esferas da vida.

Temos as armas na mão, para vencer o mal, porque conhecemos as estratégias do inimigo comum. Assim, podemos lutar com essas armas dadas a nós por Deus, por meio do Seu Santo Espírito.

Meu querido, minha querida, se você anda em pecado livre-se dele. Procure fazer as pazes com Deus, arrependendo-se e confessando os seus pecados e lute com todas as armas que Deus colocou em seu coração para que você não reincida no mesmo pecado e, caso ocorra de cair, levante-se imediatamente, e recomece o caminho para Deus. Deus está à sua espera para limpar a sua alma e restabelecer a sua paz, a paz que tanto aspira, e que tem procurado nas buscas que tem feito pela vida. E quais são estas buscas? São desejos incontidos e insaciáveis de ter coisas, gastar o salário suado com coisas inúteis, que pode ser as mais diversas possíveis: 
  • Ilusórias diversões, que acabam por viver uma alegria falsa, por lugares onde permeia o pecado, que o afastam mais e mais da meta de salvação, ou vendo TV onde veicula a mentira, a ilusão, ou ainda gastando o tempo com interações virtuais, desfavorecendo as relações humanas;
  • Falsos descansos em viagens, que acabam por se tornarem apenas uma forma de aproveitar a vida em coisas fúteis, desperdiçando o salário que Deus lhe proporciona para ajudar também a quem precisa e não apenas para si;
  • Busca por beleza e vaidades, perdendo tempo com academias, se enchendo de produtos industrializados, quando a nossa saúde se beneficia mais por produtos naturais e a nossa beleza interna é o que mais conta.
  • A busca por prazer carnal, onde não leva em conta a outra pessoa, como as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, e mesmo não envolvendo outras pessoas, o sentido está em coisas mundanas, na perversão moral e no desrespeito à Lei de Deus.
  • Há também outros desejos, que uma vez concretizados se constituem em pecados mortais porque são gravíssimas diante de Deus, como aqueles que dizem respeito à vida e vícios que compromete vidas alheias em interesses próprios, onde o ”eu” fala mais alto. São os casos das relações sexuais extras conjugais, as relações sexuais fora do sacramento do matrimônio, que refletem a desconsideração para com os mandamentos de Deus; a ingestão de anticoncepcionais que prejudicam a saúde da mulher e ainda, o que é mais reprimível a Deus: são abortivos. Estes não impedem a fecundação, na verdade eles fecham o útero da mulher e o impedem de receber o óvulo fecundado. São milhares de embriões humanos assassinados todos os dias, e o céu tem se manifestado a este respeito com dor porque os mensageiros celestes lamentam pelas vidas de inocentes sacrificadas, em função do egoísmo humano e da falta de consideração para com a vida alheia. São colocadas por Jesus em suas aparições, no mesmo nível do aborto deliberado.
  • Sem dúvida que o maior causador de doenças na alma e também da manifestação de outras doenças físicas é a mágoa. A falta de perdão é devastadora na alma da pessoa. E é por isto que Jesus insiste no Evangelho sobre o perdão, especialmente a nossos inimigos. Jesus pede que rezemos pelos nossos inimigos, mas de nada adianta as nossas orações, se continuamos a guardar mágoa. É interessante observar que o perdão está na oração que Jesus nos ensinou, o Pai-Nosso, mas com uma exigência especial no final da oração: “...se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas”. (Mt 6,14-15)
  • Há, ainda muitos outros pecados que se constituem em negação à Lei estabelecida por Deus, como o desamor, e a falta de caridade.
  • E ainda o mal-uso dos bens naturais colocados por Deus, para servir a todos de forma ordenada dos quais depende a sobrevivência de outros. As transgressões aos diversos reinos criados por Deus para benefício dos homens, tem gerado um desequilíbrio no Universo e colheremos as consequências de tudo isto. O reino animal tem sido vitimado, com o abuso e matança de animais para diversos fins; o reino vegetal tem sofrido agressões e devastações comprometendo para o desequilíbrio em nível planetário; O reino aquático tem sido vitimado por desequilíbrio, com o desaparecimento de espécies importantes para o equilíbrio natural; o reino mineral da mesma forma. O desequilíbrio destes reinos é devido ao egoísmo humano, e se constitui em pecado grave diante de Deus.
Todos os pecados são infidelidades, traição a Deus, porque se constituem desrespeito à Lei Maior estabelecida por Deus para as suas criaturas. A Lei de Deus foi estabelecida para a harmonia entre todos os seres de todos os reinos, e quando perde essa harmonia gera consequências. O cosmo ou universo deverá ser ordenado para que se restabeleça o equilíbrio. Sabe-se que o alinhamento dos planetas é um fato que já teve início, e nos meios científicos é já uma realidade comprovada. Isto gerará catástrofes naturais em todo o planeta, e pouco a pouco tenderão a aumentar as catástrofes. Isto está previsto no Apocalipse, no que se refere ao Sétimo e último selo e estas informações foram passadas pelos mensageiros celeste, por Maria, a Mãe de Deus, recentemente. Como se vê, as mensagens dos mensageiros divinos estão em conformidade com a ciência e a Palavra de Deus.

Por isto precisamos nos interessar mais por conhecer as Escrituras Sagradas, que nos ajudará a nos preparar para o que está por vir. No entanto, por mais que preparemos nunca estaremos seguros e na hora que tudo aconteça estaremos completamente perdidos, e não teremos a quem recorrer, porque simplesmente não haverá segurança em lugar algum com os tremores e abalos sísmicos em todo o planeta.

Imagem relacionadaE só há uma forma de preparação que possa nos ajudar: a Fé, aliada à oração, entendendo que a fé há de ser concreta em atos, do contrário ela não surtirá efeito na hora extrema. Precisamos, ainda estar em sintonia com Deus, porque é Ele que nos socorrerá nos momentos de aflição. Estar em sintonia com Deus exige transformação de nosso ser. Fazemos parte do planeta e seremos transformados como o planeta será. Mas como temos uma alma, somos seres carnais e espirituais sofreremos transformação também em nível espiritual.


Há mais de dois mil anos Deus enviou o Filho Jesus como humano à terra, para anunciar o Reino Espiritual que Ele implantaria. E Jesus viria no fim dos tempos, para estabelecer esse Reino. Tempo ao que tudo indica é o tempo em que vivemos, . Tudo já foi profetizado através das Escrituras Sagradas, e os sinais são evidentes de que está muito próximo este acontecimento. O alinhamento dos planetas faz parte dos acontecimentos finais e já está ocorrendo da forma como Deus planejou. O homem, apesar de ser é o único que tem o livre arbítrio, neste caso não pode escolher, porque o dia e a hora Quem define é Deus. Contudo, sabemos que Deus tudo faz por amor às suas criaturas. E, apesar dos acontecimentos esperados serem terríveis, pelas consequências dessas transformações sofríveis, mas necessárias, ele terá que suportá-las para sobreviver. É bom lembrar do amor de Deus, quando as coisas estiverem acontecendo, para que a falta de fé não leve as pessoas a se sentirem castigadas por Deus. Não será castigo de Deus, será algo pelo qual temos que passar para vencermos o mal que assola o mundo. Todos sofreremos, os causadores do mal, e os inocentes, e isto é o que mais faz Jesus e Maria sofrerem, como o demonstram em Suas aparições e mensagens de alerta. Contudo é necessário que aconteça para que ressurja a nova humanidade redimida, onde a paz e as relações fraternas serão restabelecidas, com a Vinda Gloriosa de Jesus. E feliz de quem viver estes tempos, que estão próximos. Serão testemunhas dessa maravilha, de verem Jesus Glorioso sobre as nuvens!

Daí a necessidade do ser humano tomar uma atitude de mudança radical por livre vontade, do contrário terá de fazê-lo pela força. Há um dizer popular conhecido, que serve como luz para o ser humano nestes finais de tempo: “quem não vem pelo amor, virá pela dor”. Há um versículo bíblico que retrata as pessoas que vem pela dor. Está em Deuteronômio 4,30: “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz”.

Espero, que lendo este texto as pessoas sintam a urgência dos tempos e façam alguma coisa por si, para que se fortalecem e consigam resistir e manter-se vivo, na hora da mudança, ou seja, na hora da purificação da alma. A urgência é tão necessária que deve-se começar desde hoje, agora mesmo, a criar as resistências em si para o confronto com o mal, afim de resistir a ele, não ceder de forma alguma.

Mas como já estão tão acostumados a fazer as coisas más como se fossem boas, porque lhes dá prazer fazê-las, exigirá de todos que assim agem um esforço ainda maior. Livre-se do pecado e de pecar, enquanto ainda há tempo.

Pessoalmente falo por experiência, que depende apenas de uma decisão, mas uma decisão, que, para surtir efeito implica em tempo e persistência.  Mas, ao que tudo indica não há tanto tempo assim, quero dizer não há tempo suficiente para quem ainda não tomou a decisão de mudar, isto é, de livrar-se de pecar. Então, pare agora, procure um sacerdote e confesse seus pecados e não os cometam nunca mais.

Por experiência, digo também, que a confissão, que é ensinada e pedida por Jesus à Sua Igreja há algo nela de divino, porque é instrumento maravilhoso que nos ajuda a corrigir os erros. Isto porque reconhecer os erros, os pecados e confessá-los é indispensável para participar da Eucaristia e ter comunhão com Cristo Eucarístico. E é na comunhão Eucarística com o Corpo de Cristo que temos a chance ou a possibilidade de Ouvi-Lo em nosso interior e poder ser conduzidos por Ele ao Pai. É uma forma amorosa que Jesus encontrou de nos ajudar. Vamos a ELA, sem demora. Não a deixemos de lado como se não fizesse falta, ela não só faz falta, mas faz o milagre de trazer o Coração de Cristo a nós pobres viventes.  Coração que arde de amor por nós, e não deseja nada mais a não ser a nossa salvação. E digo mais, Cristo sofre quando O ignoramos e não fazemos caso da Sua simples e grande INVENÇÃO DE AMOR, O SEU GRANDE, ENORME SACRAMENTO DO AMOR.



É importante que veja no link abaixo uma ajuda para vencer o pecado, num texto tirado de uma homilia do Padre Roberto Lettieri, que enumera 8 os pecados segundo Santo Inácio de Loyola e ensina como combatê-los:



Nenhum comentário:

Postar um comentário