Postagens populares

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A MODÉSTIA NO VESTIR E O USO DO VÉU NA IGREJA CATÓLICA


A MODÉSTIA NO VESTIR 

O que é a modéstia?



Nos exortou o Papa Pio XII: “SE CERTO TIPO DE VESTIMENTA CONSTITUI UMA OCASIÃO GRAVE E IMEDIATA DE PECADO, E PÕE EM PERIGO A SALVAÇÃO DE SUA ALMA E DE OUTROS, É SEU DEVER DESISTIR DE USÁ-LO”.

O Papa João Paulo II: AS ROUPAS COBREM O CORPO PARA NOS DEIXAR VER OS VALORES DA ALMA!

Santo Ambrósio afirma: “PELOS MOVIMENTOS EXTERIORES É QUE JULGAMOS SE UM HOMEM, NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO, É LEVIANO, ARROGANTE OU PERTURBADO; OU SE, PELO CONTRÁRIO, É PONDERADO, CONSTANTE, PURO E AMADURECIDO”.

Afirma Santo Agostinho: “EM TODOS OS VOSSOS MOVIMENTOS, NADA SE FAÇA QUE OFENDA OS OLHOS DE QUEM QUER QUE SEJA, MAS SÓ O QUE CONVÉM À VOSSA SANTIDADE”.



Mensagens de Nossa Senhora a respeito da modéstia no vestir

  • Beata Jacinta Marto, Aparições de Fátima: "Virão umas MODAS que ofenderão muito a Nosso SENHOR!..AS PESSOAS QUE SERVEM A DEUS NÃO DEVEM ANDAR COM A MODA. A IGREJA NÃO TEM MODAS, NOSSO SENHOR É SEMPRE O MESMO!" 

  • Irmã Lúcia - Aparições em Fátima: Os pecados que levam mais almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo" (As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia, pg. 66)

  • Em 27.07.2010-à Maria do Carmo (Aparições de Nossa Senhora no Amazonas): Minha filha, todos os que não estão obedecendo as minhas mensagens ainda não estão convertidos! Muitos são ainda vaidosos: usam brincos, pecam com o seu modo de vestir, vestindo-se mal; as mulheres usam ainda calças compridas. Muitos já sabem como devem andar, como devem se comportar e como devem se vestir, mas não obedecem! Muitos são desobedientes. A desobediência é pecado. Convertam-se!


  • Em Itapiranga, Nossa Senhora pediu aos seus confidentes, que orientassem as mulheres e  não as permitissem de entrar em sua capela ou de conduzir a sua imagem ao lado do andor vestidas imodestamente, com roupas indecorosas, transparentes,  curtas e decotadas. Nossa Senhora é modesta e ama a pureza. Mulheres, vistam-se modestamente.

  • Nossa Senhora de Anguera falou o seguinte: “Tende modéstia na maneira de vestir!” (trecho da mensagem nº 907, de 288/01/95).  E disse ainda: “QUERIDOS FILHOS: Convido-vos a terdes modéstia na vossa maneira de vestir. Sabei que o Senhor está CONTRISTADO por causa das modas deste mundo. As quais tem levado muitos dos filhos ao caminho da perdição. Tende cuidado, sobretudo, vós mulheres, pois sois o alvo principal do demônio. É ele que vos engana com as modas deste mundo. Não façais a vontade dele, mas procurai esforçar-vos para serdes somente do Senhor. Basta de tantas ofensas. Basta de tantos pecados. Arrependei-vos, mudai de vida.” (trecho da mensagem nº 1182, de 29/10/96)

  • Uma síntese das mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje, onde ela aparece há 31 anos está:  Viva de forma que o mundo veja que Deus existe, pois nada adianta pregar algo que não se vive; não podemos dar contratestemunho da nossa fé. Como você fala, como você se veste, o seu humor, sua ética, sua moral, tudo isso faz parte do seu ser cristão. (http://www.radiocoracao.org/artigos/as-sete-mensagens-de-nossa-senhora-pra-voce)


Princípios Bíblicos:
  • Gênesis 3, 21: E o Senhor Deus fez para o homem e sua mulher roupas de pele com as quais os vestiu.
No Livro de Gênesis no Cap. 2, 25 vemos que o homem e a mulher viviam nus e não se envergonhavam, mas, logo depois da queda houve uma preocupação em relação ao vestir-se, ao cobrir o corpo: “Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si” (Gn 3, 7).  E o mais interessante em tudo isto é notar que a forma da qual Adão e Eva se cobriram não agradou a Deus, então o próprio Deus faz uma veste, uma roupa para o casal: “Iahweh Deus fez para o homem e sua mulher túnicas de pele, e os vestiu”(Gn 3, 21). E porque será que Deus fez túnicas? Porque na túnica está presente todos os padrões exigidos pela modéstia, a túnica cobre todo o corpo e não marca, isto é, não deixa transparecer a forma do corpo.  A veste que Deus faz é bem diferente da veste que o casal havia feito. Provavelmente a roupa que o casal havia feito tampava somente os genitais e agora Deus faz uma que cobre todo o corpo. Deus sabe a desordem que o pecado causou no casal e que por isto a veste não podia cobrir somente os genitais.
Com isto, vemos como a questão das vestes entra no mundo, e que pelo fato do próprio Deus ter feito uma veste, mesmo que o casal já tivesse feita uma, nos mostra que não é qualquer forma de se vestir e de cobrir o corpo que agrada a Ele. Por isto, a veste, a roupa, é uma consequência do pecado. E de lá para cá sempre houve uma preocupação da Igreja em relação ao vestir-se.

  • Êxodo 28, 42,43: Faze-lhes calções de linho para cobrirem a nudez, da cintura até as coxas. Aarão e seus filhos os usarão quando entrarem na Tenda do Encontro ou quando se aproximarem do altar para servir no santuário, a fim de não incorrerem em falta e não morrerem. Esta é uma lei perpétua para Aarão e seus descendentes.
  • Provérbios 7,10: De repente, vem-lhe ao encontro a mulher, enfeitada como meretriz, ardilosa no coração, loquaz e atrevida...




Até mesmo na Igreja Primitiva vemos esta preocupação com o vestir, o Apóstolo São Paulo diz:

  • I Pedro 3, 3-4: O vosso adorno não consista em coisas externas, tais como cabelos trançados, jóias de ouro, vestidos luxuosos, mas na personalidade que se esconde no vosso coração, marcada pela estabilidade de um espírito suave e sereno, coisa preciosa diante de Deus.

  • I Timóteo 2,9: Igualmente quero que as mulheres se vistam decentemente e se enfeitem com modéstia e bom senso. Nada de penteados complicados nem de jóias de ouro ou de pérola, nem de vestes luxuosas.

  • I João 2,15-16:   Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

  • Gálatas 5,19-21: “Ora, as obras da carne são manifestas. São elas: fornicação, impureza, imodéstia… Eu vos previno, como já vos disse, que os que cometem tais coisas não irão obter o reino de Deus”. 
  • I Coríntios 6, 12: A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém”. A mim tudo é permitido, mas não me deixarei dominar por coisa alguma



O QUE DIZ A DOUTRINA MORAL DA IGREJA SOBRE O ASSUNTO? ATÉ QUANTO É PERMITIDO MOSTRAR DO NOSSO CORPO?

Segundo a moral católica, nosso corpo é dividido em partes honestas, semi-honestas e desonestas. As partes desonestas são as partes íntimas e regiões vizinhas. As semi-honestas ou menos honestas são os seios, braços, flancos. As partes honestas são as mãos, os pés e o rosto.

A Igreja – através dos Papas, dos santos e de seus membros mais dignos – tem insistido para que o vestuário cubra tantos as partes desonestas, quanto as semi-honestas do corpo.


O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: 
  • “A ATITUDE CORPORAL (GESTOS, ROUPA) HÁ DE TRADUZIR O RESPEITO, A SOLENIDADE, A ALEGRIA DESTE MOMENTO EM QUE CRISTO SE TORNA NOSSO HÓSPEDE” (Catecismo da Igreja Católica n. 1387).
  • “O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir” (Catecismo da Igreja Católica n. 2522).

No passado, a preocupação com o modo de vestir das mulheres já inspirou a edição de normas escritas:

"As meninas e senhoras que se apresentarem imodestamente vestidas, sejam afastadas da Sagrada Comunhão e não admitidas a servir de madrinhas nos Sacramentos de Batismo e da Confirmação, e sendo caso disso impeça-se lhes a entrada no templo". (Instrução da Sagrada Congregação do Concílio contra a imoralidade das modas femininas 12/01/1930).



O Modo de vestir e os Mandamentos da Lei de Deus

As roupas provocantes das mulheres induzem a ofensas a Deus, porque ferem o sexto e novo Mandamento da Lei de Deus (pecado contra a castidade e ao desejo sexual que levam a desejar a mulher do próximo).

A moda extravagante sempre atrai os olhares de quem quer que seja, tanto de homens como de mulheres, mas em ambos causam reações diferentes, nas mulheres “admiração”, e nos homens, além de “admiração, se forem em vestes ousadas, instigam os instintos carnais sexuais” nestes. São reações impuras e como dito acima, levam a cometer pecados graves e mortais, que ofendem a Deus, como manifestado nas aparições de Fátima e outras aparições de Maria Santíssima pelo mundo.

Cada homem é culpado por seu olhar de cobiça para as mulheres, mas certamente que as mulheres não são inocentes. Na verdade, a maioria delas se exibem para tentar os homens, chamando a atenção para si, como a oferecer novamente a maçã para comer.

Os verdadeiros cristãos que se vestem sobriamente e modestamente farão diferença no modo de vestir que refletem um espírito piedoso, e as que sugerem carnalidade. E a este respeito o que um católico deve se perguntar sobre o modo de vestir, ou a moda, ou a cultura da época (o que todo mundo está fazendo), se esses costumes são para si e para outros uma ocasião de pecado, porque o pecado se instala pelo olhar e leva a ação. Atentemos para as palavras de Jesus no Evangelho: “... eu vos digo que quem olhar com cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração” (Mt. 5,28). Agora imaginem isto dentro de uma igreja, o estrago que faz nas pessoas, que vão à missa na melhor das intenções e saem de lá pior do que entraram! Isto explica porque há tantos desleixos com a fé e indiferenças com os Sacramentos da Igreja, principalmente em relação à Eucaristia ao casamento religioso.

A moda compete, principalmente com a Eucaristia, porque, com receio de ser taxada de “fora de moda”, as pessoas preferem não participar da comunhão com o Corpo de Deus, ou muitas não se dão conta disso e acabam por ofender a Cristo, comungando em pecado. Veja o que diz na I Cor 11, 27-30: “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. ”

Além do modo de vestir há também em nossos tempos a música e seus ritmos, a dança e suas coreografias, como incitação direta e voluntária às paixões e todos os tipos de impureza.



O USO DO VÉU NA IGREJA CATÓLICA 



A raiz teológica do uso piedoso do véu está na I Carta de São Paulo aos Coríntios, no Capítulo 11, versículos 2 a 16. São Paulo fala claramente sobre a obrigação do véu e o que se nota no restante do texto é que em toda a sua argumentação, São Paulo sempre relaciona a cobertura da cabeça da mulher com a glória.

“E toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça descoberta, falta ao respeito ao seu Senhor, porque é como se estivesse com a cabeça raspada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher cortar todo os cabelos ou raspar a cabeça, então que se cubra com um véu”. (I Coríntios 11, 5-6)

Por isso na Igreja Católica o uso do véu dentro da Igreja foi a disciplina da Igreja atestada ao longo de dois mil anos.  Escritos dos Santos Padres já dão notícia dessa disciplina e a própria Sagrada Escritura. A última vez que a Igreja se manifestou a esse respeito foi em 1917.

“Os varões na igreja ou fora da Igreja enquanto assistem os sagrados ritos estejam com a cabeça descoberta, a não ser que os legítimos costumes dos povos ou as circunstâncias peçam diversamente. As mulheres, por sua vez, "estejam com a cabeça coberta e vestidas modestamente, especialmente quando se aproximam da mesa do Senhor", é o que diz o mesmo Código”.

No entanto, não existe mais obrigação canônica sobre o uso do véu nas Santas Missas do Rito Romano em sua forma ordinária, ou seja, na forma do Missal atual reformado por Paulo VI.

Na forma Extraordinária do Rito Romano, a do Missal de Pio V, comum nas celebrações da Administração Apostólica São João Maria Vianney, com sede em Campos dos Goytacazes (RJ), é aconselhável o uso do véu. Não existe obrigatoriedade, mas também não há proibição. Cada um caminhe de acordo com as circunstâncias e com a realidade de sua paróquia.

Quando uma mulher cobre sua cabeça na Igreja Católica, simboliza sua dignidade e humildade diante de Deus, não dos homens. Não é surpresa as mulheres de hoje terem tão facilmente abandonado a tradição do véu quando os dois maiores significados do véu são pureza e humildade.

A mulher que cobre sua cabeça na presença do Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento está lembrando para si mesma que diante de Deus se deve ser humilde. Assim como com todos os outros gestos exteriores, se é praticado adequadamente, penetra no coração e é traduzido em ações bem significativas. O “véu” cobre o que o Senhor, na Sagrada Escritura, chama de “a glória da mulher”, o seu cabelo. Cobrir seus cabelos é um gesto que a mulher faz espiritualmente para “mostrar” a Deus que reconhece que sua beleza é menor que a dele e que a glória dele está muito acima da sua.

Mas, como exposto, não existe obrigação canônica para o uso do véu. O que existe é uma longa tradição que insere a mulher num espírito de ritualidade e adoração, fazendo com que diante de Deus ela esconda a própria beleza, a própria glória para dar glória à beleza de Deus.

Contudo, se a pessoa não está engajada e sente o desejo de usar o véu, que seja corajosa e use, ainda que sozinha. Em muitos casos semelhantes o que se viu foi que outras mulheres se interessaram por essa piedade e, após a devida instrução passaram a praticá-la.


De qualquer forma, o uso do véu é uma disciplina que, ao longo do tempo, santificou muitas mulheres e diante do mundo secularizado e imodesto que se vive hoje ensinar as meninas desde pequenas a usar o véu pode resultar em frutos excelentes nas próximas gerações.



Oração ao vestir o véu: 
Divino Espírito Santo, hóspede da minha alma, convencida de que a  minha verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus Pai, visto este véu na minha cabeça na esperança não de aparecer, mas de desaparecer, não para atrair a atenção sobre a minha pessoa mas, para esconder-me na imitação de Maria Santíssima.


Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.



https://www.mensageirosdeanguera.com.br/e-importante-preocupar-se-com-a-forma-de-se-vestir/#more-4868
http://itapiranga0205.blogspot.com.br/2011/08/mensagem-de-nossa-senhora-e-modestia-no.html
https://padrepauloricardo.org/episodios/e-permitido-o-uso-do-veu-na-igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário