Postagens populares

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS DOLOROSOS DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


A DOLOROSA PAIXÃO DE CRISTO REPRESENTADA NAS IMAGENS ABAIXO





Meditemos os MISTÉRIOS DOLOROSOS do DEUS ENCARNADO, que nos ama tanto e não é correspondido.
Qual de nós se sacrifica por Ele?
Quem de nós se oferece em expiação pelos pecados do mundo?
Quem está disposto a sacrificar as suas horas do mundo, para ORAR e VIGIAR pelos irmãos perdidos da terra?
Quem de nós quer ser a Verônica, que se sensibiliza com a dor do Nosso Senhor, pelos filhos que estão se perdendo e se prontifica a enxugar as Suas lágrimas?

HÁ UM GRITO DE SOCORRO NA BUSCA DESENFREADA POR FELICIDADE NO MUNDO..., E ISTO EU E VOCÊ PODEMOS AJUDAR COM A ORAÇÃO E O AMOR AOS IRMÃOS COM QUEM ENCONTRAR.


AMEMOS COMO JESUS E POR JESUS QUE TANTO NOS AMA!


Cinco Mistérios Dolorosos
(Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores)

Meditemos no que diz a profecia de Isaías:

Quem acreditou no nosso anúncio? A quem foi revelado o braço do Senhor? Cresceu na sua presença como um rebento, como raiz em terra árida, sem figura nem beleza. Vimo-lo sem aspecto atraente, desprezado e evitado pelos homens, como homem das dores, experimentado nos sofrimentos, diante do qual se tapa o rosto, menosprezado e desestimado. Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores. Nós o reputávamos como um leproso, ferido por Deus e humilhado. Mas foi castigado pelos nossos crimes, esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele, fomos curados nas suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um seguia o seu caminho; o Senhor carregou sobre Ele a iniquidade de todos nós. Foi maltratado e resignou-se, não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha emudecida nas mãos do tosquiador. Sem defesa, sem justiça, o levaram: quem meditou no seu destino? Foi suprimido da terra dos vivos, e morto pelos pecados do seu povo. Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios, e uma tumba entre os malfeitores, embora não haja cometido iniquidade, e nunca se tenha achado dolo na sua boca. Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, oferecendo a sua vida em sacrifício expiatório” (Is 53, 1-10).

1. NO PRIMEIRO MISTÉRIO
A AGONIA DE JESUS NO GETSÊMANI
 Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor,
quando suou sangue no Horto das Oliveiras.

“Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo! ” (Mt 26,38)
E o GRANDE AVISO de Jesus: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26,41)

Meditação:
Jesus orava sempre e também em Sua terrível agonia e em toda a Sua Paixão Ela orava, sofrendo calado e orando ao Pai. A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio, que está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus, mesmo sabendo tudo o que iria Lhe acontecer, suportou todas as angústias e foi obediente ao Pai. Foi uma aflição terrível: Jesus passou pela purificação dos pecados da humanidade, para resgatar a alma humana da perdição eterna. Era necessário que assim fosse para que fosse restabelecida a imagem e semelhança de Deus na alma humana em sua origem, antes do pecado, como Deus criara o homem, por que a alma humana havia perdido esse caráter, com a desobediência de Adão e Eva. Na Paixão de Cristo, a começar pela Agonia no Getsêmani Jesus mudou a alma humana em sua genética. Por isso Ele teve que passar pela purificação devida a nós humanos, mas não só por isso, foi pelo amor incomensurável de Deus por Sua criatura. O homem por si mesmo jamais poderia alcançar o prodígio de mudar a essência da alma humana. Por isso o Pai enviou o filho com o propósito de salvar o homem.
Foi uma agonia terrível (semelhante a que vamos passar quando ocorrer o AVISO, quando vamos estar diante dos nossos pecados), com a diferença que Jesus agonizou pelos pecados de “todo” o mundo e nós será pelos nossos próprios).
Veja em Lucas 22,44: Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.


Jesus suou sangue que escorria por seu Sagrado Corpo e caía pelo chão. Suou e chorou lágrimas de sangue, porque o Pai Lhe concedeu ver o futuro e ele via este dia do AVISO em que muitos dos seus amados não entenderão e o negarão e irão ser levados por satanás. (Esta foi a maior dor de Jesus e foi Ele mesmo que revelou recentemente, para que pudéssemos entender a SUA DOR PELOS PERDIDOS DA TERRA.

Meditemos sobre este mistério da entrega de Jesus, a Sua súplica ao Pai, no momento de extrema aflição, quando disse:  – “Se for possível afasta de mim este cálice”. Observemos o que Jesus disse em seguida: “Faça-se a Vossa vontade e não a minha, para que a humanidade possa compreender que, na absoluta rendição de si à vontade de Deus, se encontra a chave da transformação de nossa consciência, que nos darão a coragem e as forças necessárias para enfrentarmos qualquer coisa.

Eu Vos adoro Meu Senhor e meu Rei, Jesus Cristo, por Vossa Agonia no Getsêmani. Derramastes o Precioso Sangue, para expiar os pecados do coração dos homens. Abro o meu coração para que o modelais e me  tornais capaz de amar com misericórdia, como Vós amais, e assim, amar os irmãos como a mim mesma. Dais potência de amor a meu coração, para amá-Lo com mais intensidade, e fortalecer-me para renunciar ao pecado, para que não continue a fazer-Vos sofrer repetidas vezes quando peco. Ajuda-me a ser humilde e renunciar ao meu ego, que me faz olhar primeiro os meus sentimentos, me colocando muitas vezes acima dos outros, e não enxergar os meus próprios erros.
Dai-nos Senhor uma gota de seu Divino e Precioso Sangue para suportarmos a purificação que teremos que passar, que será muito pouco, comparada a Vossa, mas muito dura para nós, e muitos não a suportarão.
Precisamos nos libertar de nosso ego fixado por nós mesmos em nós e que nos faz pecar, precisamos que limpeis nossa alma, para que sejamos redimidos..., E só Vós, com o Vosso Precioso sangue pode nos alcançar a salvação.
Misericórdia Senhor Jesus, por aqueles que já estão sofrendo a purificação. Cobri-nos a todos nós com o Vosso Precioso Sangue.
®  (Pai Nosso..., Ave-Maria..., Glória...)

2. NO SEGUNDO MISTÉRIO
A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA
Contemplemos a flagelação de Nosso Senhor:  - O sofrimento
– A humilhação o escárnio
– A violência contra um inocente.
Meditação:
Jesus foi traído por seu discípulo Judas. Foi injustamente condenado. E suportou tudo em profundo silêncio, por amor, e até os que O estavam maltratando amou-os, e aceitou tudo também por eles. Sofreu ultrajes e uma severa flagelação: foi atado a uma coluna, e foi torturado e humilhado, tiraram-Lhe as roupas, cuspiram em Sua cara, foi terrivelmente ferido pelas chicotadas, arrastado pelo chão imundo... o Seu rosto desfigurou-Se pelo sofrimento..., mas o seu semblante irradiava paz. A Sua atenção estava voltada ao propósito que fizera ao Pai de salvar a humanidade.
Aprendamos com Jesus o silêncio diante das perseguições, sobretudo diante da possibilidade de pecar e reclamar..., e jamais revidar e ofender um irmão, mesmo que ele tenha nos ofendido. Porque todas as vezes que pecamos, e ofendemos um irmão estamos fazendo o papel dos carrascos que torturaram Jesus.
A VONTADE DE DEUS É A NOSSA SALVAÇÃO... ENTÃO, APRENDAMOS A ACEITÁ-LA EM NOSSA VIDA!

Eu Vos adoro Meu amado Manso e humilde Senhor! Vos louvo e Vos dou glórias por terdes suportado a traição e condenação injusta, e Vos terdes mantido em amoroso silêncio, pelo propósito de nos conseguir a vitória sobre a morte. Gratidão, Senhor, por Vosso sacrifício de amor!
Eu Vos adoro, pela paz que irradiavas de Vosso Coração quando enfrentastes a mais viu das flagelações. Adoro o Vosso sagrado coração sofrido, mas sereno. Fostes inocentemente condenado e torturado na carne, para nos livrar dos pecados da carne, pecados da impureza. Peço, Senhor, o impossível, porque nada é impossível a Vós, peço resgatar-me a inocência perdida, e em toda a minha família, e nas pessoas que Vos buscam com fé e amor.
Adoro o Vosso sagrado coração sofrido, mas sereno. Ajuda-nos para vencermos as nossas fraquezas e murmurações..., ajuda-nos a vencer o nosso próprio ego, MORTIFICAR os nossos sentidos e vontades, nos penitenciando, como Vossa Mãe Maria nos pede, afim de que nosso ser progrida espiritualmente e alcancemos uma conversão verdadeira aos propósitos de Deus para a nossa vida.
®  (Pai Nosso..., Ave-Maria..., Glória...)

3. NO TERCEIRO MISTÉRIO: 
A COROAÇÃO DE ESPINHOS
Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.   
Cada ponta de espinho – um pecado...,
em cada gota de sangue derramado – o perdão.

Meditação:
Contemplamos a Sagrada Face de Jesus coberta de sangue… o sangue que nos lavou e nos limpou de nossos pecados originais; o rosto desfigurado pelo peso dos imensos pecados da humanidade. Ele salvou-nos de nossas chagas, através de Suas chagas. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.
O silêncio de Jesus e entrega, a Sua aniquilação extrema, as humilhações pelas quais passou, sendo coroado com uma coroa de espinhos. O Rei do Universo sendo coroado como um rei falso! Quanta humilhação e quanta dor sofreu o nosso Senhor com cada espinho na cabeça. O sangue escorria por seus Sagrados Rosto e Corpo e O impedia a visão e deixava desfigurado o rosto. Quanta mansidão e humildade de coração, que reflete um amor sem limites pela raça humana e ao propósito do Pai.

Vos adoro, Meu amado Rei, Manso e humilde Senhor, Jesus Cristo, que por amor a nós tudo suportou. Ajuda-nos na nossa falta de humildade e nos capacita para amarmos como Vós amais, um amor libertador que enfrenta e supera tudo dignamente.
Peço-Vos perdão, porque continuamos cometer pecados, e cada pecado nosso é um espinho em Vosso coração, que transborda de amor por nós.
Ajudai-nos, Senhor a tirar os espinhos do Vosso Coração, com a nossa oferta de amor a Vós, renunciando a pecar e escolhendo o amor; renunciando às coisas do mundo e escolhendo as coisas eternas.
Me dê a coragem para livrar-me dos pensamentos do mundo, e concentrar minhas atenções no Vosso Reino, e fazer com que mais pessoas participem Dele, através do meu exemplo.
Perdão Senhor por nos deixar escravizar pelas práticas do mundo, que evidenciam o ego humano. Não há justificativas para procedermos mal, mesmo que seja em pequenas coisas, pois sofrestes tudo para nos libertar do pecado... e nós continuamos coroando o nosso Rei com espinhos cada vez que nos rebelamos a fazer a vontade de Deus, e ouvimos o nosso ego ofendido, que pede vingança. Temos uma missão a cumprir: ser testemunhas do Vosso amor. Ajuda-nos a testemunhar o Vosso Amor com a nossa vida?
®  (Pai Nosso..., Ave-Maria..., Glória...)

4. NO QUARTO MISTÉRIO  
JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO
Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário.   
O peso dos pecados do mundo nos ombros abrira chagas
que chegavam até os ossos.
Meditação:
“Todo aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, toma sua cruz e siga-me” (Mt 16,16).  As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.
Jesus carregou a cruz sobre as costas feridas de tantas chicotadas, doía-Lhe os ombros terrivelmente e mesmo assim não se perturbou em seu espírito, estava decidido a ir até o fim, e fez exatamente o que havia ensinado: renegou a si mesmo.
O corpo estava fraco pela noite sem alimento e sendo açoitado. Por isto ao subir o monte carregando a pesada cruz, por três vezes caiu ao chão, mas não Se prostrou apesar da humilhação e da fraqueza do corpo. O que lhe deu alento foi cruzar o olhar com a Sua amada mãe, que Lhe deu vigor e forças para seguir em frente e cumprir o propósito que tinha feito ao Pai de salvar a humanidade. O Seu Divino Coração emanava a redenção que Ele ia conquistar para a amada humanidade.
Retornemos em memória, ao momento do encontro de Jesus com Sua Mãe a caminho do calvário, para que o poder do amor maternal de Maria nos sustente e nos libere das constantes quedas e perdições, pelas quais passamos, e possamos ir em frente, negando a nossa vontade, para que faça em cada um de nós a vontade de Deus, que nos ama e quer nos salvar.

Eu Vos adoro meu Senhor e meu Rei, meu Jesus Amado, por Vosso exemplo de sacrifício silencioso, pela redenção da nossa raça humana. Que aprendamos conVosco a amar o sacrifício pela causa da salvação de nossa alma e de nossos irmãos. Nos ensinais a enfrentar o sofrimento com o coração desprendido, e assim, carregarmos a nossa própria cruz com leveza. Nos ensinais o verdadeiro amor com que devemos abraçar a Cruz, como necessária para a nossa salvação. Nos ensinais sobretudo, a fugir de pecar, a MORTIFICAR os nossos sentidos e vontades, nos penitenciando, como Vossa Mãe Maria nos pede, afim de que nosso ser avance espiritualmente e alcancemos uma conversão verdadeira aos propósitos de Deus para a nossa vida.
Ajuda-nos, Senhor, para vencermos as nossas fraquezas em querer as facilidades e fugir das dificuldades, ajuda-nos a sair de nossas comodidades, afim de vencer o nosso próprio ego. Ajuda-nos em nossa aversão ao sofrimento, para superarmos o nosso eu e nos elevarmos a Vós.
Obrigada (o) Senhor por nos dar a Vossa Mãe, para nos ensinar a seguir em frente, depois das quedas. Pois sempre teremos ela com quem contar no céu, para nos cobrir com o seu manto materno.
Peço doce e bondoso Senhor, com o auxílio, de Vossa dulcíssima Mãe, que fortaleças, principalmente as almas frágeis, e as fortes, as consagradas, que as fortaleça ainda mais, para que se abstenham das tentações e seduções, que as fazem desviar do caminho da fé, criando obstáculo ao caminho a Deus.
®  (Pai Nosso..., Ave-Maria..., Glória...)


5. NO QUINTO MISTÉRIO
JESUS MORRE NA CRUZ
Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.   
Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios,
consolo e sinal de fé para os cristãos.

Contemplemos a sagrada morte de Jesus e a Sua profunda misericórdia que nos salvou...a morte de Jesus não é a morte, é a entrega de Si, do Divino, por uma causa humana, a causa da salvação da nossa humanidade. É a maior prova de amor, cujas consequências vão além da morte, mas à ressurreição para a vida Eterna.

Meditação:
A Cruz Sagrada seja a nossa luz… todo sofrimento na terra não tem comparação ao da Cruz do Senhor.  Porque é a entrega de DEUS, que Se sujeita às maiores atrocidades, pela causa humana. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouros de um cristão...honrar a SANTA CRUZ!
Jesus se entregou e assumiu todos os riscos. Mesmo conhecendo pelo que ia passar Jesus, mais do exceder os próprios limites Ele o desejo, o fez por AMOR, o amor foi mais forte, venceu o medo, venceu a dor, venceu a limitação humana, enfim, venceu a morte.
Cada martelada que Jesus suportou e Lhe fizeram chagas foram para nos tornar capazes de nos livrar dos pecados que nos separam de Deus.
As últimas gotas de Sangue e Água vertidos por Jesus Cristo, depois da Sua morte, com a lança em seu peito, foram para regenerar a nossa alma e abrir-nos as portas do Céu, para que depois da nossa morte pudéssemos viver na eternidade.
Paulo desabafa em (Fl 3,18): “... há muitos, dos quais muitas vezes eu vos disse e agora repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo". Inimigos porque preferem continuar em seus pecados, estes são ingratos, rebeldes, que não querem seguir a Cristo, preferem viver o próprio ego.
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem" (Mt 24,30). A CRUZ é o símbolo do cristão, que nos ensina qual é nossa autêntica vocação como seres humanos.

Eu Vos adoro, meu Senhor e Meu Deus, pela Vossa Santa Morte na Cruz, porque através dela remistes o mundo. A Vossa Cruz não é derrota. A Vossa Cruz é o sacrifício por uma causa nobre, a mais nobre que existe e já existiu, a causa do amor..., tão nobre que transformou a morte em vida, porque, através da Cruz remistes a humanidade.
Ensina-nos, Senhor a entender o Vosso AMOR invencível, que a tudo restaura e transforma apesar de erros cometidos. Remova de nós as dificuldades que nos impedem de não pecar e estarmos livres para nos entregar de coração a Deus.
Obrigada meu Rei e Senhor Jesus, por continuar nos doando a Vossa Divina Misericórdia, o SANGUE e a ÁGUA, como um manancial de vida para a restauração de todas as almas. Que façamos por merecer a última tábua de salvação que nos ofereces, em Sua Divina Misericórdia por nós. Imploro, Senhor, pela humanidade, e por toda a Vossa Igreja, para que se despertem de suas indiferenças aos apelos de Vossa Mãe Santíssima, para que se convertam. Se convertam obedecendo-A; através da meditação da Vossa Sagrada Palavra, da oração; da penitência e da volta URGENTE ao Sacramento da Eucaristia.
Obrigada Senhor, por nos dar a Vossa mãe Maria, para ser a corredentora. Pois sabemos Senhor, que tudo fazeis para atender aos pedidos dela pelos filhos aqui na terra.

Oração: Amado e Misericordioso, Pai Eterno, Vosso desejo é que todos os homens sejam salvos. Olhai bondosamente a Vosso Filho escarnecido e condenado pelos homens, que sofreu tantas torturas, e continua a sofrer pelos pecados do Vosso povo. Olhai o que o pecado fez ao Vosso Filho Unigênito. Eu Vos ofereço todas as torturas, dores, rejeição, e vergonha sofridas pelo Vosso Filho Jesus Cristo, para que todos os que estão a viver nestes dias de maldade, tenham a fé necessária para suportar as provações, e a força e paciência, para suportar as torturas. 
® (Pai Nosso..., Ave-Maria..., Glória...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário