Postagens populares

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Sacramentos de iniciação cristã: BATISMO, CONFIRMAÇÃO (CRISMA) E EUCARISTIA

 

1ª PARTE: Meditação sobre o risco de condenação que prevê o Apocalipse 3 e a salvação que Deus nos oferece pelos sacramentos instituídos por Jesus Cristo na Santa Igreja, para nos transmitir os dons necessários para não sermos condenados, mas salvos



NASCER DE NOVO

INTRODUÇÃO

A Fé em Cristo precisa de constante renascimento em nós, para cumprir o que diz o Senhor:Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” - João 3,3. “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” - João 3,7.

O novo nascimento ocorre quando o Espírito do Senhor realiza uma poderosa mudança no coração da pessoa, de modo que ela já não deseja praticar o mal, mas sim fazer as coisas de Deus: 

  • E dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo”: (Ezequiel 11,19. Ezequiel 18,31. Ezequiel 36,26). 

  • “Os que creram no nome de Cristo nasceram de novo, não do sangue, mas de Deus”, (Jo. 1,12–13). 

  • Podemos ser gerados de novo pela palavra de Deus, (1 Ped. 1,3–23). 

  • “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”. (1 João 3,9) 

  • “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. (1 João 5, 4).

  • “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. (Hebreus 11,6).

Repetindo:

“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3,7).

(Nascer da água é ser purificado pela Palavra, que nos encoraja a viver os ensinamentos de Cristo, em Seu Evangelho. "Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado" - João 15,3).

Ou seja:

Para “nascer de novo” precisamos ler e meditar a Palavra de Deus, e receber os Sacramentos. São os Sacramentos que nos transmitem os dons do Espírito Santo de Deus, para nos fazer entender a Palavra e nos santificar. Precisamos trabalhar para a nossa santidade. As Escrituras Sagradas estão permeadas de citações sobre a necessidade de nos santificar: “Sede santos porque eu sou Santo!”» (Lev 11, 44),"Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." (Hebreus 12, 14).


1ª PARTE

Sacramentos de iniciação cristã: BATISMO, CONFIRMAÇÃO (CRISMA) E EUCARISTIA

Meditações tiradas a partir do Catecismo de Igreja Católica


PARTICIPAR DOS SACRAMENTOS É CONDIÇÃO PARA A NOSSA SALVAÇÃO

Ou seja,

Os Sacramentos nos transmitem os dons divinos, necessários para que mudemos e nos transformemos e nos santifiquemos, para, assim alcançar a salvação.

1210 – Catecismo da Igreja Católica – CIC:

Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo Jesus e são em número de sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual.

A leitura do Apocalipse 3,14-22 nos sugere aprofundar mais nos sacramentos instituídos por Cristo em Sua Igreja, para que muitos tenham a oportunidade de conhecer a importância dos Sacramentos para a nossa salvação.

Vamos meditar aqui sobre os três Sacramentos de iniciação à vida Cristã: BATISMO, CONFIRMAÇÃO (CRISMA) E EUCARISTIA. Depois meditaremos sobre os demais sacramentos.

Vejamos o texto do Apocalipse:

Apocalipse 3,14-22

"14.“Ao anjo da igreja de Laodiceia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. 15. Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16. Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. 17.Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito – e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. 18. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. 19. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. 20. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. 21. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. 22. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

18. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro.

Nesta Palavra Deus deixa claro que não está falando das riquezas materiais (ouro dos banqueiros), mas do ouro Dele, de Deus (“compres de mim OURO PROVADO AO FOGO...”), ou seja: uma vida guiada pelo fogo do Espírito Santo, que santifica e renova todas as coisas (Ap 21,5b).

 

CAPÍTULO TERCEIRO 683 - Catecismo da Igreja Católica

“...a Vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja.”

 Isto se dá através dos sacramentos.

O Batismo «dá-nos a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio do Filho no Espírito Santo.

«Espírito Santo», tal á o nome próprio d'Aquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A Igreja recebeu este nome do Senhor e professa-o no Batismo dos seus novos filhos. (parágrafo 691 do Catecismo).

Ou seja: o Batismo, como os outros seis sacramentos não é invenção da Igreja, mas da ação do Espírito Santo de Deus através da Igreja. Para caminharmos em direção a Deus (salvar-nos) precisamos das “Forças que saem” do corpo de Cristo e isto se dá através dos Sacramentos na Igreja. “Os sacramentos são «as obras-primas de Deus”, na nova e eterna Aliança. (1116 Catecismo - CIC).

«Deus marcou com o seu selo» (Jo 6, 27) e é n'Ele que o Pai nos marca também com o seu selo» O SELO DE DEUS é impresso pelos três sacramentos, que não podem ser repetidos: Batismo, a Confirmação e a Ordem. (698 CIC).

O selo é um caráter que fica para sempre impresso naquele que o recebe, como um requisito adquirido para receber a graça e garantia de proteção divina. (1121 -CIC).

O «selo do Senhor» («dominicus character») é o selo com que o Espírito Santo nos marcou «para o dia da redenção»*  (Ef 4, 30).  (1274 CIC). 
*O dia da redenção é o dia em que seremos resgatados por Jesus, para a Vida Eterna. Isto acontecerá no dia do juízo particular após nossa morte.

Então, ao receber o BATISMO e a CONFIRMAÇÃO (CRISMA), nos capacitamos para receber as graças divinas, porque temos em nós o SELO DE DEUS, que nos permitirá a VIDA DIVINA, pela graça dada por Jesus Cristo.

Mas a vida cristã completa vai além do Batismo e a Confirmação, precisa também da Eucaristia. Com estes três sacramentos são lançados em nós os alicerces de toda a vida cristã. (1212 CIC).


Resumindo:

Batismo - princípio da vida nova, se ser chamado de Filho de Deus

  • Fundamento bíblico sobre o Batismo: (Jo 3, 5) (Mt 28,19) (Mc 16, 61) (At 22, 16) (At 2, 38-41).

Confirmação completa o batismo, incorpora  mais profundamente a filiação divina, porque o recebe na idade da razão. Recebe-se uma efusão especial do Espírito Santo, que nos uni mais a Cristo: «Lembra-te, pois, de que recebeste o sinal espiritual, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de ciência e de piedade, o espírito do santo temor, e guarda o que recebeste. Deus Pai marcou-te com o seu sinal, o Senhor Jesus Cristo confirmou-te e pôs no teu coração o penhor do Espírito». Santo Ambrósio.

  • Fundamento bíblico sobre a Confirmação ou Crisma: (At 8, 16-17) (At 19, 1-6)

Eucaristia - alimenta o discípulo com o corpo e sangue de Cristo, para que seja Cristão (novos cristos). Ou seja, precisamos do Sacramento da Eucaristia, para nos mantermos como cristãos.

  • Fundamento bíblico sobre a Eucaristia: (Jo 6, 48-52) (Jo 6, 54 - 59) (Lc 22,19) (Lc 22,20) ... (Mateus 26,27-28) (Coríntios 11, 23 - 30)

 

Cabe a nós a responsabilidade de manter essa disposição que Deus nos dá através desses sacramentos de iniciação e isto exige também que frequentemos os outros sacramentos: a Penitência, a Unção dos Enfermos e o Matrimônio; a Ordem (é exclusiva dos consagrados  sacerdotes) .

São sete os sacramentos: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Veremos todos na 2ª Parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário