Postagens populares

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SIM ou MÃO - Evangelho João 21,15-19





Evangelho (João 21,15-19)

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" Respondeu ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros". 
Perguntou-lhe outra vez: "Simão, filho de João, amas-me?" Respondeu-lhe: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros". 
Perguntou-lhe pela terceira vez: "Simão, filho de João, amas-me?" Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: "Amas-me?", e respondeu-lhe: "Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta as minhas ovelhas. 
Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres". 
Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!



Reflexão:

SIM ou NÃO!

Todo cristão deve responder de forma precisa à pergunta de Jesus: “Tu me amas?”. Há de ser SIM ou Não. Não pode ser respondida com evasivas, ou sem convicção. O amor a Cristo é inclusivo, não exclusivo. A Cristo não interessa a exclusividade unilateral, deve-se contemplar a todos, igualmente.
Seguir a Cristo significa amá-Lo profundamente. E a forma de expressar esse amor é amando o próximo, mas não somente com palavras vazias de sentido, sem convicção, há de ser provado através de gestos concretos, de uma vida de oferta aos necessitados, sejam lá quais forem eles e quais forem as suas necessidades: um olhar carinhoso, uma palavra, um sorriso, um abraço, uma atenção para ouvi-lo, uma ajuda material ou espiritual, qualquer gesto é válido quando se faz com amor. Não vale poupar-se em qualquer circunstância. Se me dedico a uma profissão, a um trabalho voluntário ou remunerado, seja em trabalhos domésticos, ou cuidando de um doente, ou varrendo a rua, ensinando, etc, devo dar o meu melhor com empenho e satisfação como oferta a Cristo.  Esta a forma de provar o nosso amor por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário