Postagens populares

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A ESPERA DO MILAGRE



A Dinâmica da Espera do Milagre







Estamos vivendo o momento da “espera”, espera do milagre, o maior milagre da história humana: Deus vir habitar junto do homem. Isto aconteceu quando Jesus (o Deus) veio ao mundo, mas não é algo que está no passado, é algo que sempre esteve com o homem, mas que Jesus veio torná-lo conhecido, o Deus que se compadece do homem e vem a ele para ajudá-lo.

É importante penetrarmos no sentido da “encarnação de Deus” em Jesus. Cada detalhe quer nos comunicar algo como um mistério que Deus quer desmistificá-lo ou revelá-lo à humanidade, melhor dizendo: compartilhá-lo conosco. Desde a anunciação: o afastamento de Maria do meio, e estar com a prima Isabel que trazia no ventre aquele que apresentaria Jesus ao mundo; a escolha de José como o pai adotivo de Jesus; e cada momento da gravidez de Maria narrados por Lucas até as condições em que ocorreu o nascimento de Jesus há algo de extraordinário que precisamos penetrar em seu mistério para entendermos quem é Deus e em que circunstâncias ele age. Como diz a palavra de Deus, não é preciso ser letrado e de inteligência superior para entender os mistérios de Deus, é preciso apenas ter abertura interior e simplicidade de coração.


Como disse, o milagre do nascimento de Jesus, de Deus vir ao mundo dos homens, não é coisa do passado, Ele acontece a cada hora de nossa vida, desde que propiciemos em nós o ambiente para que ele nasça em nós. Porque os milagres sejam quais forem que acontecem no nosso meio são através de nós, não se trata de nada oculto, revelado a certas pessoas, privilegiadas, todo ser humano trás em si a imagem e semelhança com o Deus Criador, mas há algo nela que a torna receptiva à graça de Deus. Na escolha de Maria está a chave para entendermos em que condições Deus age. É preciso que agrademos a Deus e Maria é a pessoa que agradou a Deus em tudo, tanto que Deus a achou cheia de graça e foi nessas condições que Deus a julgou digna de ser a mãe do Salvador, a mãe que o próprio Deus escolheu para ser a Sua Mãe.


Precisamos abrir o nosso coração a Deus primeiramente, para que Ele encontre em nós o ambiente para que os milagres ocorram e se multipliquem e assim alcancemos a plenitude em nossa vida. Algo perene, que nem mesmo em situações seja lá quais forem vai nos tirar a alegria que vem de um Deus incomensurável que, se O desejarmos do fundo do nosso coração, vem habitar em nós. Uma vez em nós Ele penetra em nossas entranhas e faz brotar de lá toda e qualquer possibilidade de bem viver que dá a vida um sabor sem medida e que se multiplica a cada situação pela qual temos que passar. Tudo o que temos e passamos é Deus que nos dá para que possamos compartilhar e milagres se multipliquem em nosso meio, a começar pela nossa vida, nossa casa, nossa família e daí se expandir para os outros. Como disse, para os outros, não podemos nos limitar em nossas famílias, precisamos nos desapegar até de nós mesmos para gerar frutos. Todo trabalho, para se colher os seus frutos é preciso empenhar a si, doar a si, isto é sair de si, para dedicar ao que se propõe. Não há segredo é preciso apenas ser sincero consigo mesmo.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário