Postagens populares

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

LEVANTAR-SE E SERVIR - Evangelho Marcos 1,29-39/Salmo104/Hebreus 2,14-18






Mensagem do Evangelho: “Levantar-se e Servir”


O amor verdadeiro se concretiza em ação. O AMOR não é algo estático, como uma ideia à espera de um momento para se realizar ou algo que se terceiriza, como as empresas, que para economizar contratam terceiros. Economizar é o sentido figurado da palavra economia. Na verdade, economia é saber se utilizar dos bens de forma a fazê-los se multiplicar, com proveito de “todos”. 

Viver o amor é fazer a experiência de servir ao outro, e quanto mais se dá mais se tem. Mesmo em ambientes onde se impera a impiedade e violência, o amor é capaz de fazer verdadeiros milagres e temos inúmeros exemplos disto. São João da Cruz dizia que “onde não há amor, coloque amor e terá amor”, porque o amor é capaz de transformar e refletir nas relações entre pessoas.

O amor só é amor de verdade de for vivido como experiência. Viver o amor é viver como Cristo que é completo: Cristo é “tudo” para “todos”; se abastece na Fonte (Deus), estabelecendo uma profunda comunhão com o Pai, através da oração e vai à luta, isto é, compartilha Daquilo que está pleno porque está abastecido por Deus. É por isso que faz levantar os caídos por onde passa, liberta as pessoas das doenças e as faz erguer-se e se prestar a serem uteis no serviço aos outros, aos que precisam de ajuda por onde quer que passe. Quem acolhe Jesus (a sua Palavra) e se abastece Dele também se coloca a servir os outros. 

E, o Mais importante no exemplo de Cristo é que Ele fez tudo para a glória Daquele que o gerou e gera a vida incessantemente em nós, o Pai, não para a sua própria glória. São as nossas imperfeições que nos fazem desejar a própria glória, não precisamos de glória. Pela fé temos tudo o que precisamos: “a vida plena”, que é algo muito maior do que nós mesmos, é algo de Deus.

O exemplo de Jesus é magnífico para fazermos experiência na vida: as palavras de Jesus tem íntima relação com as Suas ações. Por isto o aprendizado da Palavra com a caridade (amor) são duas faces da mesma moeda.





(Esta reflexão está baseada na homilia da Missa da Fazenda da Esperança, transmitida pela Rede Vida nesta manhã e na reflexão da liturgia diária feita pelo Pe. Jaldemir Vitório, Jesuíta, Doutor em Exegese bíblica, disponibilizada no portal http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).




Evangelho (Marcos 1,29-39)

Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

1 29 Assim que saíram da sinagoga, Jesus, com Tiago e João, dirigiu-se à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.
31 Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.
32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio. 33 Toda a cidade estava reunida diante da porta.
34 Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.
35 De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.
36 Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.
37 Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram."
38 E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim."
39 Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios. 
   

Leituras Complementares:




Carta aos Hebreus 2,14-18

2 14 Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, 15 e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão. 16 Veio em socorro, não dos anjos, e sim da raça de Abraão; 17 e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo. 18 De fato, por ter ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados.


Salmo 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança.



Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,

anunciai entre as nações seus grandes feitos!
Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Ele sempre se recorda da aliança,
promulgada a incontáveis gerações;
da aliança que ele fez com Abraão
e do seu santo juramento a Isaac.

As alianças de Deus são eternas


Vídeo sobre o significado das alianças. Uma pesquisa sobre as alianças que Deus fez com o homem em toda a história da salvação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário