Postagens populares

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

OS DESERTOS DA V IDA







Carta de Paulo aos Hebreus 3,7-14

3 7 Por isso, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, 
8 não endureçais os vossos corações, como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no 

deserto, 

9 quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos. 10 Eu me indignei contra aquela geração, porque andavam sempre extraviados em seu coração e não compreendiam absolutamente nada dos meus desígnios. 



11 Por isso, em minha ira, jurei que não haveriam de entrar no lugar de descanso que lhes prometera! "

12 Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo. 13 Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo compreendido na palavra "hoje", para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado. 14 Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias.




Salmo 94

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.

— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
— Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: “Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!” E por isso lhes jurei na minha ira: “Não entrarão no meu repouso prometido!”




Evangelho (Marcos 1,40-45)


1 40 Aproximou-se de Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me." 
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado." 
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado. 
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação: 
44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho." 
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele. 





Reflexão:

OS DESERTOS DA VIDA


As leituras que temos hoje nos ajudam a entender o sentido do deserto em nossas vidas. Tudo o que está escrito na Palavra de Deus tem um ensinamento e devemos extrair dela a explicação e o direcionamento para a nossa vida.

Jesus, o Filho de Deus, tinha uma missão a cumprir e evitava os holofotes para que a sua fama popular não se transformasse em empecilho ao propósito de Deus para Ele.

Nós também estamos submersos a tantos afazeres e cobranças externas que corremos o risco de esquecer o mais importante em nossas vidas e que nos dá a paz de espírito que precisamos para tomar decisões importantes. Somos bombardeados por notícias e controvérsias as mais diversas possíveis e, muitas vezes perdemos o foco do mais importante. Precisamos fazer silêncio e conectarmos com Deus para retomar a nossa paz.

O deserto é muitas vezes citado na Palavra de Deus, como o lugar de provação e é de fato, um lugar despovoado e sujeito a perturbações as mais diversas possíveis. Assim, devido à necessidade de se ter uma atenção redobrada para os perigos, há uma maior cobrança da atenção da pessoa e corre-se o risco de se envolver tanto na defesa pessoal, que esquece-se dos outros e até de Deus.

Devemos saber, no entanto, que o deserto é também o lugar de aprendizado. Sempre aprendemos com as dificuldades, e Deus nos ensina, através de Jesus que é necessário passar pelo deserto para amadurecer a nossa fé e buscarmos em Deus a solução dos nossos problemas. Precisamos apurar nossos sentidos, e é aí que está a importância de experimentarmos o deserto.

Muitas e muitas vezes vivemos como no deserto, e gastamos energias preciosas tentando resolver por nós mesmos o intricado e complexo jogo da vida. No entanto, a solução está na simplicidade oculta aos sábios, mas revelada aos humildes que se prostram diante Daquele que pode tudo.

Se ignorarmos a Fonte que é Deus só aumentaremos os desertos à nossa volta e acabaremos por ser sucumbidos pelos imensos “vazios” e “miragens” que nos turvam a  visão e nos faz perder de vez o caminho de volta.


A Fonte está aí a seu inteiro dispor:
beba dessa Fonte e terás mais do que sonhastes, terás a plenitude.






Nenhum comentário:

Postar um comentário