Postagens populares

quarta-feira, 15 de julho de 2015

DEUS É SIMPLES (Êxodo 3,1-6,9-12 - Salmo 102 - Evangelho Mateus 11,25-27)

 
 
 
 
 

Meditando O Encontro com Deus
 
O Mistério do amor de Deus é mesmo insondável. Ele lança mãos de pessoas as mais improváveis aos olhos humanos e faz delas pessoas capazes de serem usadas para o seu propósito de amor.

A história do menino Moisés, Deus o salvou da morte quando bebê, e o fez crescer nos palácios do Faraó, se transformou num homem justo, que se revoltava com a injustiça e Deus usou esse seu caráter para fazer dele o seu general de numa batalha aparentemente inglória. Era gago e quando Deus o chamou para a missão ele se rebelou, por causa dessa dificuldade de se exporessar. Mas Deus provindenciou um irmão seu, Arão, para ser o seu porta-voz junto ao povo. Nada é possível fazer quando Deus decide. Mas há algo de extraordinário em Deus: Ele deseja fazer de cada ser humano um missionário, um mensageiro do Seu amor, (e isto é condição para ser Seu Filho), mas respeita a liberdade de cada um. Contudo há um fator essencial para ser mensageiro de Deus, precisa ser simples, sem apego a si.

Quando Moisés teve o encontro com Deus, ele não estava na riqueza do Palácio, ele era um simples pastor de ovelhas. Nesse encontro há ensinamentos importantes para quem deseja fazer um encontro com Deus: O primeiro ponto, exige desprendimento (é o que entende-se quando Deus fala a Moisés para tirar as sandálias); Segundo, Deus atrai a pessoa de tal forma que ela se sente queimar dentro de si, uma inquietação, como um fogo dentro de si (a sarça ardente). Um detalhe importante, quando se encontra com Deus a pessoa é tomada pelo amor de Deus, amor pelas causas dos outros, causas justas, e jamais tira o corpo fora, é seduzida e, livremente se transforma em missionária onde quer que esteja. Um outro detalhe, não tem mais sossego, vê além e vê trabalho onde quer que vá e em troca recebe de Deus cem vezes mais do que dá.

Vamos lembrar de algumas características que tem o missionário de Deus: simplicidade (humildade); desprendimento (sem apegos a si próprio e a quaisquer coisas deste mundo material, sua meta é o céu); disposição para o trabalho (não pode ter preguiça e corpo mole, tem que estar disposto a ir à luta). E todas as outras condições Deus estará atento às necessidades e nada faltará àquele que se dispõe a servi-Lo. Estas características representam a pessoa que é livre, porque a liberdade não é fazer valer os próprios desejos é fazer valer a vontade de Deus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Deus é Simples
 
 
Nesse Evangelho, Jesus nos revela quem é Deus, e qual é o perfil daquele que agrada a Ele. Deixa explícito a diferença da sabedoria que Deus reconhece, sabedoria que independe de erudição e escolarização ou grandes conhecimentos e experiências. A sabedoria verdadeira para Deus é o coração humilde que se coloca disponível à revelação que vem Dele, o único que conhece a verdade sobre tudo.
Jesus acrescenta que todo o conhecimento vem de Deus que o revela aos “pequenos”, aos simples de coração. O seguidor de Jesus que possui a humildade, a disponibilidade e a doçura dos pequenos, a estes sim, Deus se revela. Diz ainda, que o conhecimento de Deus está intimamente ligado a Jesus que conhece o Pai tal qual É e pode revela-Lo a quem Ele quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário