Postagens populares

sábado, 9 de janeiro de 2016

LITURGIA E REFLEXÃO: 1Carta de João 5,14-21 / Salmo 149 / Evangelho (João 3,22-30)




Jesus Cristo é a Única Verdade em meio
a Tantas Falsas Verdades
Estamos imersos em um mundo de incertezas cujas práticas, a própria Palavra de Deus já nos alerta se tratar de um mundo mal. Na verdade é como se tudo conspirasse para o mal já que há uma confusão generalizada que induz-nos a seduções as mais diversas possíveis. Todos nós sem exceção corremos o risco de sermos enganados e pecar, mesmo na interpretação da Palavra de Deus podemos errar e nos tornar radicais criando a nossa própria religião, e ainda nos apegar a coisas e situações e fazermos delas nossos ídolos. O Evangelista João vem nos alertar para este perigo e nos indica que só há uma verdade e esta está em Cristo. Jesus Cristo é o único que nasceu de Deus, portanto o único que conhece a verdade de Deus. Quanto a nós que somos gerados pela fé e nos tornamos filhos de Deus pelo Batismo, João nos aconselha a nos mantermos firmes na fé para não sermos seduzidos pelos ditames do mundo e criar os nossos próprios ídolos.

 

 
 Salmo 149
]
 
 
Evangelho (João 3,22-30)
 
 
Leitura Complementar  (os versículos seguintes do Evangelho de João)

31. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.

 32. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.

 33. Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.

 34. Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.

 35. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.

 36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.



A Relação de Cristo com o Povo de Deus

No Evangelho João nos apresenta Jesus e João o Batista batizando. E no exemplo, já naquele momento, nos primórdios da experiência humana da vida pública de Jesus, já acendera a dúvida com a comparação entre Jesus e João sobre quem era verdadeiramente, o Messias. Mas João em sua lucidez não deixa dúvida a quem o seguia, pois dizia e dava testemunho de que Ele não era o Messias e que sua missão era tornar Jesus conhecido e seguido. João se apresenta como o amigo do esposo, para entendermos que a relação de Cristo com os seus seguidores (a Sua Igreja) é uma relação conjugal.
Imaginemos a festa do casamento do Cordeiro de Deus com a Sua esposa (os seus seguidores), que acontecerá  quando Jesus Cristo  em Sua Glória instaurar o Reino de Deus definitivamente. João Batista aí se apresenta como o amigo que se alegra e aplaude a chegada do Esposo Cristo que veio para o casamento com o povo de Deus.
Como podemos perceber nos versículos seguintes (31-36), Jesus veio de junto do Pai, e só Ele revela o verdadeiro Deus que dá a vida aos homens
É Jesus e mais ninguém que nos une ao Pai, porque Ele é o próprio Deus que se uniu à nossa humanidade para nos levar ao Pai.
É fundamental  termos  essa relação esponsal de proximidade com Jesus, praticando os Seus ensinamentos, estando radicalmente apegados a Ele no amor, para não cair no erro de servir a ídolos do mundo e perder a vida verdadeira que Ele vem nos ofertar.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário