Postagens populares

quinta-feira, 31 de março de 2016

LITURGIA E REFLEXÃO: Leitura (Atos 3,11-26) - SALMO - Evangelho (Lucas 24,35-48








As Perturbações nos deixam confusos e nos impossibilitam de reconhecer a presença de Deus

Deus enviou o Filho ao mundo para que o mundo seguisse os Seus ensinamentos, com o propósito primeiro de arrependimento dos pecados, para que os pecados, uma vez apagados a pessoa possa seguir a Jesus com a alma limpa. E aqueles que trilham a sua vida na radicalidade, dando a devida prioridade em imitar os passos de Jesus, os milagres e prodígios que Jesus realizava acompanham os Seus seguidores.

Mas é preciso que se esteja limpo, reconciliado com Deus, livre de pecado, e para quem não se arrepende dos pecados não há perdão e a Palavra diz que serão exterminados. Contudo, Deus é movido pelo AMOR e todo pecador é perdoado, mesmo que à última hora, se tiver tempo de arrepender-se, por que Deus tudo perscruta e de tudo sabe, e pode usar de misericórdia para com o pecador arrependido, segundo o Seu grande amor. Vale reafirmar que Deus em sua essência é amor, e quem ama sinceramente fazendo com que esse amor se frutifique em obras de misericórdia, Deus perdoa seus pecados, mesmo que não os reconheça, porque o amor é mais forte na balança de Deus. É isto que São Pedro afirma na 1Pedro 4,8, quando diz: “(...) o amor cobre multidão de pecados.”

O Salmo 8 nos lembra de que Deus ama e confia tanto em sua criatura, o homem, que lhe deu poder sobre tudo que criou na terra e em todo o universo. Isto quer dizer que Deus nos valoriza e, portanto, valoriza as nossas boas ações quando estas forem realizadas com sinceridade de coração, com a intenção de fazer o bem acontecer, mas sem qualquer presunção. A presunção é pecado de orgulho, ou falta de humildade e Deus só conta em Seu juízo a nosso favor, o que for realizado de forma humilde, sem qualquer interesse pessoal.

O Evangelho nos mostra que as perturbações que vivemos, sejam elas de qual nível for, nos tornam incapazes de perceber a presença de Deus no meio, uma mente perturbada é uma mente confusa, e impede que a pessoa veja as coisas de forma livre. Impede também de exercer o amor como deve ser exercido, sem parcialidade. A parcialidade já denota uma falha de nossa parte, porque só devemos estar do lado de Deus e de mais ninguém, porque Deus é o único que conhece a verdade sobre tudo. A parcialidade que demonstramos por alguma coisa ou alguém, em si já demostra um amor parcial, de acordo com convicções pessoais, quando, na verdade o que Deus espera de nós é um amor integral, imparcial e impessoal.

Precisamos encontrar Aquele que nos possibilita conhecer a verdade, para termos um juízo acertado sobre as coisas. E Ele Se deixa encontrar, mesmo que em ambientes perturbados e nos dá a Sua paz, nos dá os Seus sinais para que possamos nos conduzir livremente, sempre em sintonia com o amor e nunca o contrário.

Portanto, o grande referencial da verdade de Deus é o amor, se não houver amor nas minhas preferências, as minhas preferências serão parciais e não são da parte de Deus, e nem agradam a Deus. Que sejamos livres de qualquer outro juízo que não seja o juízo movido pelo amor. E caso precisemos de nos guiar que procuremos a presença de Deus, com o desejo sincero de fazer, como Jesus, a vontade de Deus em primeiro lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário