Postagens populares

quarta-feira, 30 de março de 2016

LITURGIA: Leitura (Atos 3,1-10) / SALMO 104 / Evangelho (Lucas 24,13-35)











O Senhor caminha ao lado daqueles que O amam

As aparições de Jesus após a Sua ressurreição nos levam a refletir sobre a sua presença contínua junto aos seus discípulos muito além daquele momento histórico onde aconteceu a Sua paixão, morte e ressurreição. De acordo com as Suas promessas Jesus estaria sempre ao lado daqueles que o amassem em qualquer tempo e lugar, através do Espírito Santo, O Paráclito. Uma presença Espiritual não se pode ver, mas se pode intuir, mas isto vai depender muito do tamanho da fé, ou seja, da dimensão do amor que se dedica ao Senhor. Porque é o Amor que coloca Deus em primeiríssimo lugar na vida, que O faz presenciar através de pessoas como Pedro, na primeira leitura, em Atos 3,1-10, e acontecer milagres semelhantes ao que Jesus realizou, através de pessoas como um de nós. Contudo, é bom entendermos que o Amor a Jesus deve ser o fundamento que nos leva a não nos distrairmos do essencial que é o amor de forma ampla, que nos faz ir ao encontro do necessitado, amado por Deus. Porque se nossa mente estiver voltada para outras coisas, que não seja as obras de misericórdia que Jesus tanto fez e pregou e mandou que fizéssemos também, nós não conseguiremos os milagres que desejamos que ocorram em nosso meio e conosco.

E é por isto que não percebemos esses milagres como ocorriam através dos discípulos no início do cristianismo. Porém digo que eles ocorrem sim, entre as pessoas de fé eles continuam acontecendo, mas vivemos num tempo de tal insensibilidade para a fé que não daríamos importância nem mesmo se Jesus se apresentasse visivelmente à nossa frente. No mundo atual só se valoriza o que está na mídia e a mídia está mais interessada em coisas ligadas a poder e ao dinheiro. Certamente que neste ambiente a fé em Jesus não teria espaço e não tem. E as pessoas, por estarem voltadas para o que está na moda, o que seja assunto na mídia, acabam por passarem pela vida sem sequer perceber que Deus é presente continuamente.

Jesus se presencia no meio das mais diversas formas e situações e nós não O percebemos porque estamos com a nossa mente demasiadamente ocupada com os nossos próprios interesses que muitas vezes nem são nossos, são aqueles em voga, que a mídia coloca diante de nós, com os seus apelos a nos distrair daquilo que é mais importante para nós, capaz de nos revelar a verdade sobre tudo.

Os discípulos de Emaús caminharam com Jesus todo o dia e também eles, que estiveram com Jesus a menos de uma semana, não foram capazes de reconhecê-Lo, e não era por falta de amar a Jesus a Quem eles dedicavam amor incondicional. Eles não foram capazes de perceber porque estavam com a mente muito ocupada com o assunto do momento, que era a morte do Mestre. Tão ocupados em sua perda e se sentiam tão derrotados que não foram capazes de acolher a maior novidade que mudaria o rumo de suas vidas para sempre.

É urgente mudarmos as nossas atitudes em relação ao mundo, dando-lhe o seu devido valor. Não devemos mudar o foco de Jesus, temos que olhar para os acontecimentos do mundo, mas focados naquilo que representam, que é a PRESENÇA DE DEUS a nos comunicar através dos erros do mundo a direção dos nossos atos, não para os erros, mas para o que Deus quer nos comunicar. E é a ORAÇÃO o que há de mais importante que podemos fazer. A ORAÇÃO e o SILÊNCIO. Através da oração falamos com Deus e através do silêncio ouvimos a Deus. Precisamos ainda usar os meios que Jesus deixou escrito em Seu Evangelho que é confessarmos os nossos erros para, então sermos libertos e estarmos em condições de percebê-Lo e ouvi-Lo. Uma alma não liberta não oferece meios para o Espírito de Deus fazer dela a sua morada, porque o pecado toma-a completamente não deixando espaço para Deus entrar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário