Postagens populares

terça-feira, 15 de março de 2016

LITURGIA: Leitura Números 21,4-9 / Salmo 101-102 / Evangelho João 8, 21-30







Reflexão:


O Sentido da Vida no Alto

Para entendermos Jesus precisamos olhar-Lhe com os olhos da fé, como O Deus Altíssimo que veio a nós, para chamar a nossa atenção para o Pai e Criador de todas as coisas. No Evangelho Jesus diz no v. 24: “...se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado”, e aí Ele nos revela a sua unidade com o Pai . É impossível perceber a verdadeira identidade de Jesus, o Filho de Deus e nem entrar em comunhão com Ele, sem o esforço decidido de elevar-se de corpo e alma no desejo de encontrá-Lo, de estar com Ele, de amá-Lo verdadeiramente. Jesus pertence a um nível imensamente elevado, do Alto (como Ele diz: “lá de cima”), mas vem àquele que se decide por elevar-se, se desligando do mundo e das paixões do mundo.

Na comunhão com Jesus está a unidade com a Trindade Santa: O Pai, O Filho e O Espírito Santo. Mas para estar em  Unidade com a Trindade Santa precisa, além de renunciar a si e às paixões do mundo, olhar o mundo com o olhar na perspectiva de Deus, isto é, amar como Deus e ser misericordioso como Deus, porque é no amor puro, despojado de si e das interferências do mundo que Deus Se manifesta e Se dá a conhecer.

Mas há algo que impede essa comunhão com Deus. Por mais despojados que sejamos, por mais caridade que fazemos aos outros, para nos elevar e nos aproximar de Deus precisamos ser simples e humildes, e não estar em pecado.  Daí a necessidade de reconhecer os pecados e confessá-los, para estarmos em condições de pureza necessária para estarmos diante de Deus e recebermos Dele os Dons que nos habilitam a ser Seus testemunhos no mundo. Os Dons são a contrapartida aos pecados capitais e jamais conseguiremos nos livrar dos pecados capitais sem os dons de Deus. São estes os sete pecados Capitais: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça, orgulho (ou vaidade).

Os Dons do Espírito Santo também se resumem em sete:
  1. Fortaleza é a coragem diante de nossas vulnerabilidades para vencermos as tentações;
  2. Sabedoria é o reconhecimento de que a única sabedoria está em Deus;
  3. Ciência – é a inteligência aguçada para as verdades reveladas por Deus, e permite à pessoa ter juízo reto das coisas;
  4. Conselho dá o discernimento necessário nas circunstâncias difíceis da vida... Isto faz da pessoa um bom conselheiro;
  5. Entendimento – o entendimento é o ato de fazer as coisas conscientemente de que se deve fazê-lo pelo bem e porque é bom. Por exemplo, rezar porque entende-se que precisa-se rezar, e por isso o faz mesmo que mecanicamente, ou ainda fazer caridade porque entende que é bom e deve ser feito. Diferente da sabedoria onde a oração é devocional, e por isso reza-se com sabor e piedade, mesmo sem saber rezar o faz com o coração, da mesma forma fazer caridade, faz-se pelo prazer em servir a quem necessita e não simplesmente pelo dever no entendimento de que deve ser feito;
  6. Piedade – é a prática de orações e dos ensinamentos de Deus com fervor, de forma radical... no início do cristianismo está na Palavra de Deus que mulheres piedosas acompanhavam a Jesus e depois os apóstolos, elas vendiam todos os seus bens e se dedicavam com exclusividade aos ensinamentos de Jesus;
  7. Temor de Deus – é praticar os ensinamentos de Deus com sinceridade de coração. Quem teme a Deus dá preferência a Deus, e em qualquer circunstância procura sempre agradá-Lo, não porque por medo de ser castigado, mas por amor e certeza de que a Deus deve ser dado o primeiro lugar. Foi Jesus Quem disse, “buscai o Reino de Deus em primeiro lugar e tudo o mais lhe será acrescentado. ”

É feliz quem consegue viver os dons de Deus, e estar sempre em sintonia com a Trindade Santa, porque quem vive os dons do Espírito jamais se abala diante das tempestades da vida e são dotadas de uma criatividade e uma paz inabalável que a faz nunca fraquejar diante de qualquer circunstância, com a certeza de que haja o que houver Deus estará do lado dela... Estas sim, são pessoas vencedoras... elas vivem no mundo “em baixo”, mas com sentido no Alto “lá em cima”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário