Postagens populares

sexta-feira, 11 de março de 2016

LITURGIA:Leitura (Sabedoria 2,1.12-22) / Salmo responsorial 33/34 / Evangelho (João 7,1-2.10.25-30)



As leituras bíblicas de hoje nos levam a meditar sobre os desígnios de Deus e a dificuldade de assimilação por parte da humanidade. O ser humano se acha conhecedor da verdade e tira as suas próprias conclusões baseadas em fatos visuais que a sua vista limitada alcança. Mas se esquece de que a verdade absoluta está em Deus apenas, e para nos aproximarmos da verdade precisamos nos aproximar de Deus. Deus não está visível a nós humanos, mas Jesus, o Filho, a segunda pessoa da Trindade nos deixou o Seu Espírito Santo para nos revelar a verdade e não sermos enganados.

O Espírito Santo nós o recebemos no batismo que Cristo ensinou e pediu que se fizesse com toda a criatura, o mesmo Espírito que está presente no sacramento da Eucaristia, que representa o Corpo e Sangue de Cristo. Devemos estar cientes que o Espírito Santo é a forma como o Pai e o Filho se manifestam, ou seja, Deus se apresenta a nós como a Sua Essência Espiritual. Portanto, onde está o Pai, está também o Filho e o Espírito. 

Mas há algo que precisamos saber: para recebermos a revelação divina do Espírito precisamos fazer por merecer, e o primeiro ponto para isto é a humildade e simplicidade de coração. Porque se Ele não se dá a conhecer visivelmente, através dos olhos, dá-O ao nosso coração devoto, sincero, humilde e simples.

Às vezes nos achamos simples e humildes a nossos olhos, mas não podemos esquecer de que nossos olhos nos enganam sempre. Mas Deus não Se cansa de colocar à nossa disposição situações que nos levem a mudar os nossos conceitos, mas ainda mais é exigido de nós que O busquemos em oração e silêncio para percebermos os sinais que Ele nos disponibiliza.

Nos tempos atuais vivemos numa batalha espiritual e temporal, e somos confundidos em nossa boa fé. A fé sempre foi motivo de questionamento, tanto antes da vinda de Jesus, quanto com a presença Dele no meio do povo, e é ainda hoje motivo de confusão entre os não fiéis. Por isso precisamos aperfeiçoar a nossa fé e seguir os passos que Jesus nos aponta que é amar a Deus acima de tudo e aos irmãos, porque o amor é a chave que nos coloca em sintonia com Deus, para, como Jesus termos unidade com a Trindade Santa que Deus nos disponibiliza. O amor é a soma da fé pura em Deus e a assimilação da Sua vontade Divina que é a fé acompanhada de atitudes de amor. Sem as duas coisas não há sintonia com Deus e podemos cair nas armadilhas do mundo que são muitas e nos confundem a cada dia de nossas vidas. 
Nos coloquemos em vigília, como disse Jesus em Sua Palavra: 
“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação!”








Nenhum comentário:

Postar um comentário