Postagens populares

terça-feira, 2 de agosto de 2016

A Igreja do Senhor está em perigo e Jesus quer salvá-la, mas é preciso que “Pedro” seja forte na Fé (Jeremias 30,1-2.12-15.18-22 / Salmo 101 /Evangelho - Mateus 14,22-36



1ª Leitura
– Jeremias 30,1-2.12-15.18-22

Eu te tratei com rudeza
por causa do teu endurecimento no pecado.
Mudarei a sorte das tendas de Jacó
.



1Palavra que foi dirigida a Jeremias,
da parte do Senhor: 2'Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei.
12Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização.
14Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais; eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado.
15Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado.
18Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações; de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados.
Teus filhos serão felizes como outrora, e sua comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem. Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim.
Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? - Diz o Senhor.
Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.
Palavra do Senhor. 


“Sereis meu povo e eu serei vosso Deus”
O Senhor nos faz passar por tribulações por amor a nós, para reconhecermos os nossos pecados e sermos perdoados. Precisamos nos purificar e nos oferecer em favor dos nossos entes queridos, para que as gerações futuras possam colher os frutos de amor e doação de nossa conversão a Deus. Este foi o exemplo que Deus nos deu fazendo sofrer na própria carne do filho primogênito “Jesus”, que mesmo não tendo pecados sofreu os padecimentos que se estenderiam a nós, os seus outros filhos. Assim ficamos livres dos pecados dos antepassados. Todavia, continuamos pecando e cometendo maldades e os nossos não estarão livres de pagar pelos nossos pecados se não nos oferecermos a Deus por Eles.
Lembremos que enquanto vivemos temos a oportunidade de nos reconciliar com Deus e contar uma nova história de nossa vida. Mas isto enquanto aqui estamos, porque no purgatório já não poderemos fazer nada a nosso favor. Enquanto vivemos podemos fazer por nós e pelos nossos que já se foram, e devemos fazê-lo. Porque no plano em que estão, em purificação não podem mais pedir para si. No entanto, eles podem orar para os outros, especialmente para nós que aqui estamos. No purgatório eles vivem as tribulações que levaram consigo, por não terem em suas vidas, amado como deviam, e precisam de nossas orações para se elevarem e se aproximem do Pai.
Através do profeta Jeremias Deus interpela a todos: Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? ”.
Se somos mesmo os seguidores de Jesus, devemos fazer como Ele: Amar os irmãos como Ele amou e dar a vida por eles, sermos testemunhas Dele junto aos irmãos. Só assim realizaremos as palavras de Deus ditas pelo profeta: Sereis meu povo e eu serei vosso Deus”. 



Salmo Responsorial 101/102
O Senhor olhou a terra do alto céu.

As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança,
e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião
e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem
e todos os impérios o servirem.


Evangelho - Mateus 14,22-36

'Senhor, salva-me!'
Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:
'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14,22-36
Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós.
A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 
A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo.
Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.'
E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco,
prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
Após a travessia desembarcaram em Genesaré.
Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região.
Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste.
E todos os que a tocaram, ficaram curados.
Palavra da Salvação. 


Reflexão:


Simbologia Representativa:

O mar = o mundo
A barca = a Igreja (instituição)
Pedro = o responsável pela Igreja
Os discípulos = os membros da Igreja

Vigílias:
Primeira vigília, do anoitecer até às 21 horas
Segunda vigília, das 9 horas até à meia-noite
Terceira vigília, da meia-noite às 3 horas da madrugada
Quarta Vigília, de 3 horas até as 6 horas da manhã



Este Evangelho é profético:

A Igreja do Senhor está em perigo e Jesus quer salvá-la, mas é preciso que “Pedro” seja forte na Fé.

Jesus constituiu a sua Igreja e Pedro para ser o seu guardião. Ela está passando por águas tenebrosas, e precisa de socorro divino. E o socorro tem vindo, e mesmo com a pouca fé dos “Pedros” que passaram por ela, Jesus sempre vem, porque Ele prometeu que “as portas infernais não prevaleceriam contra a Sua Igreja” (Mateus 16,18).
Os discípulos, por ordem de Jesus, estavam atravessando o mar na barca... e o mar estava revolto, e eles lutavam para controlar a barca e salvar a própria pele, salvar a si e aos outros que estavam na barca..., lutavam contra os ventos contrários. Sempre houve, há e haverá os ventos contrários.
Quando Jesus aproximou-se andando sobre as águas eram três horas da madrugada, portanto na quarta vigília, ou seja, a hora da última vigília. Há muito medo nos discípulos e quando avistam Jesus caminhando sobre as águas não o reconhecem (achavam se tratar de um “fantasma” apesar de o conhecerem muito bem). Porque não reconheceram Jesus? Vamos supor que estavam muito envolvidos com os problemas que a igreja (barca) estava enfrentando, no mar agitado pelas ondas... Ondas do mundo, que pode ser ataques, perseguições, problemas e preocupações com obras sociais e outras, antepondo às orações, ou as coisas do mundo, que minam a fé e enfraquecem a oração, não dando a Deus o primeiro lugar. E por não dar a Deus o primeiro lugar não recebem as instruções do Espírito Santo, que fala através da oração com fé, e é a forma como Deus se manifesta na mente pensante e dá-lhe a paz em meio a tormenta.
Estes são os sinais proféticos de que a vinda de Jesus está próxima. Quem duvida de que estamos vivendo o tempo da última vigília? Jesus virá nos próximos dias, ou próximos meses, ou anos, mas é fato que Ele virá, e nos curará de todas as doenças, nos aliviará de todos os problemas e nos dará a Sua Paz. Mas antes que Ele venha teremos que passar por tormentas terríveis, porque tem que ser assim, não porque desejamos assim, mas porque tem que ser assim! 

Rezemos pelo mundo, rezemos por nós mesmos, para a nossa conversão, rezemos por nossa Igreja, rezemos pelos nossos sacerdotes, por nossos bispos e por nosso Papa, para que se mantenham na Fé, e que coloquem na Fé a razão de viver.

ACOLHAMOS O ANO DA MISERICÓRDIA! ...
APROVEITEMOS ESTE MOMENTO PARA SERMOS MISERICORDIOSOS COM NOSSOS SEMELHANTES, COMO JESUS É CONOSCO, AMANDO MAIS, PERDOANDO AS OFENSAS QUE FAZEM A NÓS, NOS CALANDO PARA NÃO REVIDAR AS OFENSAS E REPARTINDO O QUE TEMOS COM OS POBRES. ESTA É A VONTADE DE DEUS, E ELE TANTO FEZ, FAZ E FARÁ POR NÓS. PORQUE NÃO PERMITIR QUE A SUA VONTADE SEJA A MINHA, A SUA, A NOSSA VONTADE?

A paz a tem aqueles que a buscam com fé e na oração.... Procuremos viver em paz enquanto há tempo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário