Postagens populares

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A PALAVRA DE DEUS: Jeremias 31,31-34 / Evangelho - Mateus 16,13-23



1ª Leitura - Jeremias 31,31-34

Concluirei uma nova aliança
e não mais lembrarei o seu pecado.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,31-34

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor:
imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 
Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!;
todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado'. 
Palavra do Senhor. 



Evangelho - Mateus 16,13-23

Tu és Pedro.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-23
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos:
'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.'
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.'
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.'
Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!'
Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!'
Palavra da Salvação. 




A Igreja não Subiste sem o Espírito Santo
Em Pedro está alicerçada a Igreja de Cristo, como Jesus diz no texto bíblico: “...sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”.  Na resposta de Pedro, na inédita confissão de fé, que Pedro faz está revelado o que o motivou a afirmação convicta: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo', e que seria o fundamento ao qual a igreja se sustentaria, e seria guiada através dos tempos – ou seja, DEUS, através da Terceira Pessoa, o ESPIRITO SANTO. É verdade que Pedro, representa a igreja no mundo, identificada como igreja militante, mas com suas ações inspiradas por Deus, através do Espírito Santo.
No entanto, na reação de Pedro em seguida, quando Jesus anunciou o Seu destino de sofrimento, morte e ressurreição está evidenciado que o tentador satanás estaria sempre a interferir nas ações dessa igreja. Jesus mesmo declara-o como “pedra de tropeço”. E é um aviso de que esta “pedra de tropeço” estaria sempre a interferir nas ações dessa igreja. Na verdade, satanás é inimigo ferrenho de Deus e, como não pode contra Deus ele usa dos filhos de Deus para se confrontar com Deus... Jesus o identificava porque Jesus era humano e Divino, mas o homem não é capaz de identificá-lo. Para identificar a ações malignas o homem precisa muito estar em sintonia com o Espírito Santo, que recebemos no batismo, que dá o discernimento para identificar as ações do terrível inimigo.
O Espírito Santo é o protetor, o sustentador da Igreja, é a forma como Jesus manteria a Sua Palavra e garantiria que as forças do inferno não a derrotariam. Sem o Espírito Santo a igreja não subsistiria.
É o Espírito Santo que dá sabedoria a igreja para guiar o povo de Deus através da história. Como a igreja está no mundo, e a própria Palavra de Deus diz que as ações do mundo são contrarias a Deus (1 João 2:15-16/2 Coríntios 6:14-18/2Tiago 4:4 e outros), ela precisa ser guiada pelo Espírito de Deus para não se submeter às coisas do mundo, onde satanás tem livre trânsito e é perigoso e esperto, um ser espiritual com muito mais poder do que o homem e inimigo do homem. A inimizade de satanás com o homem remonta ao Gênesis 3,15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente...”
Precisamos muito rezar pela igreja, pelo papa, pelos sacerdotes e por nós mesmos. Jesus, através do Espírito Santo, estabeleceu nesta igreja os sacramentos para nos defender das ações de satanás. Os sacramentos são: o Batismo (1) – a Crisma ou Confirmação (2) – a Eucaristia (3) – a Reconciliação ou Penitência (4) – a Unção dos enfermos (5) – a Ordem Sacerdotal (6) – o Matrimônio (7). Se formos batizados e praticarmos os sacramentos, como estabelecido na Santa Igreja, nós não corremos o risco de sermos envolvidos pelas ações de satanás, porque estaremos em estado de graça que o Espirito Santo nos dá com os Sacramentos e estaremos protegidos pelo nosso Anjo da Guarda, que Deus nos concede para nos proteger, e satanás não nos dominará, mesmo que nos tente.

No texto Jesus indagou a todos: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' ... Pedro, respondeu pelos outros e a sua fé fez com que ele recebesse a graça de ser o embaixador de Cristo da terra. A pergunta, no entanto, continua aberta para nós: Quem Jesus é para nós?... Quem Jesus é para mim... para você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário