Postagens populares

sexta-feira, 18 de março de 2016

LITURGIA E REFLEXÃO: Leitura (Jeremias 20,10-13) - SALMO 17/18 - Evangelho (João 10,31-42)








Reflexão:

Palavras de Vida

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; 
só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)


As obras que Jesus realizava não se fizeram frutos entre os religiosos judaicos porque eles não estavam em sintonia com a vontade de Deus, que é a prática do amor verdadeiro entre os irmãos. Na sociedade havia a divisão de classe que contemplavam privilégios a uns e desprestígios a outros. O amor de Deus contempla a todos igualmente sem privilegiar este ou aquele. Jesus se tornou presença incômoda entre eles, por denunciar as injustiças e incoerências entre o que falavam e praticavam. Usavam da religião e das Leis de Deus como forma de demonstrar poder sobre os demais, principalmente sobre os pobres e sofredores que eram considerados por eles como pecadores desmerecedores dos favores de Deus.

Ainda hoje existem pessoas que fazem da religião um objeto, amuleto, como forma de ganhar o céu, vão às Santas Missas e até estão nas filas da comunhão, mas com o sentido em outras coisas e nem se preocupam em conhecer mais profundamente a palavra de Deus e converterem-se. Ou vão só em certas épocas como o Natal, ou em ocasiões restritas familiar, como casamentos e batismos etc.


Diante do Evangelho devemos sempre nos questionar se estamos sendo verdadeiros, se estamos procurando nos renovar em Cristo, enfim lutando pela nossa própria conversão para alcançarmos o entendimento e a sabedoria de Deus sobre o nosso comportamento justo diante das exigências do mundo. O mundo oferece-nos muitas opções e precisamos muito de estar sintonizados com a vontade de Deus para não cairmos em erros.




No mundo atual convivemos com situações tão absurdas e enganosas, que tendemos a desacreditar nas pessoas e em tudo o que nos rodeia. Mas a Palavra de Deus vem nos interpelar sobre o nosso comportamento diante dos acontecimentos do mundo. Qual de nós pode se vangloriar e se considerar melhor do que os pecadores pegos em seus delitos. Deus sempre dá a todos a chance de se redimirem e se converterem diante de suas mazelas. Mas é preciso que se arrependa e se coloque em posição de humildade para que a vida seja transformada e se possa perceber os sinais e as graças que Deus nos disponibiliza para fortalecer-nos e nos mantermos puros, sem pecados, diante de Deus. É impossível a nós humanos não pecarmos, devido à nossa fragilidade e ao nosso caráter tendencioso à corrupção e a fazer juízo dos outros. Mas a Igreja Católica nos oferece um meio excelente e eficaz de nos mantermos puros diante de Deus, que é o sacramento da confissão.

O nosso Papa Francisco instituiu o Ano da Misericórdia para podermos viver a misericórdia em nossa vida. A misericórdia não é apenas pedir perdão, mas também perdoar os outros, e, não só perdoar aqueles que nos ofendem, mas também, sermos misericordiosos com todos. Isto implica em realizar as obras de misericórdia, ou seja, praticarmos a caridade, que é a experiência do amor concreto, que faz de quem o pratica mediador da misericórdia de Deus no mundo. As obras de misericórdia estão explicitadas na Bíblia em Mateus 25, 35-36. “...tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me, estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver”.

Façamos a nossa parte para termos merecimento diante de Deus, aqui e na eternidade.

Um comentário:

  1. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
    Amei sua reflexão, enriqueceu minha oração!
    Sou apaixonada por Jesus e o conheci na minha igreja católica graças a Deus e tenho feito por onde crescer na fé e no amor à Deus é ao próximo.
    Obrigada de coração.

    ResponderExcluir