Postagens populares

terça-feira, 22 de março de 2016

LITURGIA E REFLEXÃO: Leitura (Isaías 49,1-6) / Salmo responsorial 70/71 / Evangelho (João 13,21-33.36-38)














O AMOR QUE TEMOS NO CORAÇÃO NOS PROTEGE 
DAS INVESTIDAS DO DEMÔNIO

Observem um detalhe muito importante neste Evangelho a respeito da traição de Judas Iscariotes. Por quê foi Judas o discípulo que traiu e não os outros que, de certa forma também traíram o Mestre, considerando que os outros apóstolos, com exceção de João não estavam na cruz, durante o sofrimento e morte de Jesus; e consideremos a traição de Pedro logo depois de ter professado a sua fé em Jesus. Os episódios que antecederam à prisão de Jesus e a forma como aconteceu deixa-nos claro que Deus tem o controle de tudo, e tudo acontece por um desígnio Dele. Até o demônio age com o consentimento de Deus. Mas o ambiente para que o bem e o mal ocorra, o ambiente para que o demônio aja está dento de cada um, no coração de cada um, porque é o coração que define a liberdade, de qual lado se está, se do bem ou do mal, se cultiva dentro de si o AMOR ou o DESAMOR.

Comparando os dois apóstolos citados no Evangelho Judas Iscariotes e Pedro: Judas oferecia em seu coração as bases do mal, devido ao que já sabemos sobre ele a respeito do apego ao dinheiro. E isto colocou Judas em posição de fraqueza diante do mal, ambiente propício para que o demônio tomasse a sua mente e suas ações. Lembremos que o mal tem estreita relação com o desamor. Já a traição de Pedro não configura desamor, porque sabemos o quanto Pedro amava Jesus. Podemos dizer assim que Deus protege aqueles que O AMA, que tem um coração estremado de amor e os favorece não permitindo que o demônio se apodere deles e de suas ações, e mesmo que estas se configurem em falhas humanas que nós muitas vezes condenamos, Deus, ao contrário não condena, Ele absorve, desde que o coração da pessoa esteja aberto ao amor.

Aprendamos, com o Evangelho a cultivar o AMOR e a bondade dentro de nós, para não darmos motivos para que o demônio invista em nós e nos percamos, porque não tenham dúvidas, o demônio é forte, muito mais forte do que nós e só podemos enfrentá-lo com a ajuda de Deus que nos fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário