Postagens populares

domingo, 1 de outubro de 2023

Coroa à Divina Providência

 


NOTA DE MANOEL DE JESUS PUBLICADA NO APOSTOLADO MUNDIAL DOS SCUJM em 05.05.2023

Sobre a Coroa à Divina Providência

Acrescentada à lista de Devoções de Orações Livres do Apostolado. Publica-se hoje a Devoção da Coroa à Divina Providência, que não pertence ao conteúdo das revelações privadas dos Chamados ao Amor e à Conversão, mas foi escrita para a piedade e devoção de Manuel de Jesus, à Divina Providência. Esta Coroa à Divina Providência, pode rezar-se no dia 1º de cada mês.

JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 7 de maio de 1986

A Divina Providência

Afirmação bíblica ligada à obra da criação sobre a Divina Providência.

Deus, ao criar, chamou do nada à existência, tudo o que começou a estar fora Dele. Mas o ato criador de Deus não se esgota aqui. O que surgiu do nada voltaria ao nada, se fosse deixado a si mesmo, e não fosse, ao contrário, mantido pelo Criador na existência.

Em realidade, Deus, havendo criado o cosmos uma vez, continua criando-o, mantendo-o na existência. A conservação é uma criação contínua (Conservatio est continua creatio).

A verdade da Divina Providência está presente em toda a Revelação. Mas ainda, pode-se dizer que impregna toda a Revelação, o mesmo que a verdade da criação. Constitui com ela o primeiro e principal ponto de referência em tudo o que Deus “muitas vezes e de várias maneiras” quis dizer aos homens “por meio dos Profetas, e ultimamente… por meio de seu Filho” (Hb 1, 1).

Assim, pois, há que se reler esta verdade, tanto nos textos da Revelação, onde se fala dela, diretamente, como ali, onde a Sagrada Escritura dá testemunho dela, de modo indireto.

A fé na Divina Providência, como se vê, está intimamente vinculada à concepção fundamental da existência humana. É dizer, com o sentido da vida do homem. O homem pode enfrentar sua existência de modo essencialmente diverso, quando tem a certeza de não estar sob o domínio de um cego destino (fatum), senão que depende de Alguém, que é o seu Criador e Pai.

Por isto, a fé na Divina Providência, inscrita nas primeiras palavras do Credo Apostólico: “Creio em Deus Pai todo poderoso”, liberta a existência humana das várias formas de pensamento fatalista.

Seguindo as pegadas da tradição constante do ensinamento da Igreja, e em particular do Concílio Vaticano I, também do Concílio Vaticano II, também fala muitas vezes da Divina Providência. Dos textos de suas Constituições, pode-se deduzir, que Deus é o que “cuida de todos com paterna solicitude” (Gaudium et Spes 24), e em particular “do gênero humano” (Dei Verbum 3).

Manifestação desta solicitude é também a «lei divina, eterna, objetiva e universal, pela qual Deus ordena, dirige e governa o mundo universo, e os caminhos da comunidade humana, segundo o desígnio da sua sabedoria e do seu amor» (Dignitatis humanae 3).

“O homem… não existe efetivamente, senão pelo amor de Deus, que o criou, e pelo amor de Deus, que o conserva. E só se pode dizer que ele vive na plenitude da verdade, quando reconhece livremente esse amor, e se confia por inteiro ao seu Criador” (Gaudium et Spes 19).

Como uma bela tradição que recebemos da tradição católica, os católicos, fazemos uma oração à Divina Providência, ao iniciar cada mês, para agradecer a Deus por tudo que nos dá como nosso bom Pai. E nela também lhe pedimos, humildemente, que durante o mês, não nos falte o necessário.

O primeiro dia de cada mês é um momento que se pode dedicar para pedir que suas necessidades e as de seus entes queridos sejam atendidas e que nada lhes falte.

De acordo com a tradição, nesse dia também vamos à Igreja, participamos na Santa Missa, oferecendo-a à Divina Providência, oramos diante da imagem da Santíssima Trindade, e fazemos uma oferenda à Igreja.

 

Esta Coroa à Divina Providência pode orar-se nos dias 1º de cada mês.

 

Ave Maria Puríssima, sem pecado original concebida!

† Pelo sinal da Santa Cruz

† livrai-nos, ó Senhor nosso Deus.

† de nossos inimigos

† Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Abri meus lábios Senhor, e minha boca proclamará vossos louvores.

Vinde ó Deus meu auxílio! Senhor, apressai-vos em me socorrer 

Ato de Contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu; por serdes Vós quem sois, e porque Vos amo sobre todas as coisas, arrependo-me de todo o coração, de todo o mal que fiz, e de todo o bem que deixei de fazer, porque pecando ofendi a Vós, que sois o sumo bem, e digno de ser amado sobre todas as coisas. Ofereço minha vida, obras e trabalhos em reparação de meus pecados. Proponho firmemente, com a ajuda de Vossa graça, fazer penitência, não voltar a pecar e fugir das ocasiões de pecado. Senhor, pelos méritos de Vossa Paixão e Morte, com os quais vos expiastes por meus pecados, oferecendo uma dor tão grande e intensa que vos vez suar sangue, tende piedade de mim. Minha Mãe do Céu, alcançai-me de Jesus este suspirado perdão. Amém.

Oração ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria

Doloroso e Imaculado Coração de Maria, Aposento Puro e Santo, abrigai minha alma com vossa Maternal Proteção. Por este meio, permanecerei fiel a Voz de Jesus, e minha alma poderá corresponder ao Seu Amor, e obedecer a Sua Divina Vontade.

Ó minha Mãe, meu desejo é manter diante de minha vista, sem cessar, Vossa participação de Corredentora! Com esta lembrança viverei intimamente unido ao Vosso Coração Doloroso e Imaculado, que sempre permanece totalmente unido ao Sagrado Coração de vosso Divino Filho.

Pelos méritos de Vossas Virtudes e Angústias, cravai-me neste Divino Coração, protegei-me agora e sempre. Amém.

Oração de Invocação ao Espirito Santo

(Ditada em 28 de outubro de 2014)



“Vinde meu Deus Espirito Santo, através da poderosa intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, Vossa Amadíssima Esposa.”

“Vinde meu Deus Espirito Santo, através da poderosa intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, Vossa Amadíssima Esposa.”

“Vinde meu Deus Espirito Santo, através da poderosa intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, Vossa Amadíssima Esposa.”

Oração: Vinde Espirito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles, o Fogo de Vosso Amor.

V/. Enviai vosso Espirito e tudo será criado.

R/. E renovareis a face da terra.

Oração: Ó Deus, que iluminastes os corações de vossos filhos com a Luz do Espirito Santo, fazei-nos dóceis às suas Inspirações, para gostar sempre do bem, e gozar de seu consolo, por Jesus Cristo Nosso Senhor! Amém.

Oração ao Divino Espirito Santo

(Ditada em 15 de agosto de 2014)

“Divino Esposo de Maria Santíssima, meu Deus e Senhor Espirito Santo, acendei em cada alma o Fogo de um Novo Pentecostes, para que nos consagreis como apóstolos do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, e apóstolos dos Últimos Tempos. Protegei com Vossa Sombra a Igreja; salvai as almas do mundo, e realizai o Reino Inflamado de Amor dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria. Amém”.

Credo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido por Obra e Graça do Espirito Santo, nasceu de Santa Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos, subiu ao céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso. De onde ha de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

 

EM HONRA À DIVINA PROVICÊNCIA DE DEUS PAI TERNO E MISERICORDIOSO:

Pai Nosso, Em honra de Deus Pai Terno e Misericordioso:

Ø  Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do maligno. Amém.

Ave Maria dos Últimos Tempos:

Ø  Ave Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do vosso Ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, Corredentora das almas, rogai por nós pecadores, e derramai o efeito da graça da Chama de Amor, de vosso Doloroso e Imaculado Coração sobre toda a humanidade, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Gloria ao Pai…

ORAÇÃO À DIVINA PROVIDÊNCIA

Divina Providência de Deus Pai Terno e Misericordioso, concedei-me a vossa Clemência e a vossa infinita Bondade, ajoelhado diante de Vós, Pai Providente, imploro vossa Caridade portentosa, com a humildade e confiança de uma alma pequena abandonada, com confiança no Amor Providente de seu Pai Terno e Misericordioso.

Peço-vos Pai Terno e Misericordioso, pelos meus próximos, Família e para mim, casa, roupas e sustento. Concedei-nos saúde, e conduzi-nos pelo caminho da Santidade Divina, que seja sempre a virtude a que guie nosso peregrinar rumo à Páscoa Celestial.

Divina Providência de Deus Pai Terno e Misericordioso, sois toda a minha esperança. Sois meu consolo. Creio em Vós. Espero em Vós e confio em Vós. Pai Terno e Misericordioso: que Vossa Divina Providência se estenda em cada momento, para que nunca nos falte: Fé, Esperança, Caridade, saúde, casa, roupa e sustento, nem os santos Sacramentos no último momento, por intercessão do Coração Doloroso e Imaculada de Maria e o Casto e Amante Coração de São José. Amém.

Usando um Rosário Comum: 

CINCO MISTÉRIOS

·    Na Conta Grande:

Adoramos-vos Precioso Sangue de piedade, amor e caridade. Pelos méritos infinitos do Lado e do Sagrado Coração Eucarístico abertos de Nosso Senhor Jesus Cristo, socorrei-nos nesta necessidade. Amém.

 

·    Dez vezes:

Providência de Deus, ajudai-nos

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, e Casto e Amante Coração de São José, protegei-nos. Amém.

 

·   Glória

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

·   Jaculatórias:

Providência Divina: Amparo meu.

Providência Divina: Meu único auxilio.

Providência Divina: Confio em vós.

Providencia Divina: Só a Vós peço.

Providência Divina: Velai por nós, com Jesus, Maria e José. Amém.

Glorioso Patriarca São Joaquim e bondosíssima Santa Ana, escolhidos entre todos os santos de Deus para enriquecer o mundo com a Imaculada Mãe de Deus, Maria Santíssima, rogai por nós. Amém.


CONCLUSÃO DOS MISTÉRIOS:

·  Três vezes:

Deus Pai Terno e Misericordioso, vossa Divina Providência tudo governa, e de todas nossas tribulações nos salvai. Amém.

 

LADAINHA À DIVINA PROVIDÊNCIA

 Senhor, tende misericórdia de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende misericórdia de nós.

Cristo, ouvi-nos. Cristo, escutai-nos.

Deus Pai Terno e Misericordioso, cuja Divina Providência tudo governa, tende misericórdia de nós.

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Redentor do mundo, tende misericórdia de nós

Deus Espírito Santo, alento dos enfraquecidos, tende   misericórdia de nós

Um só Deus, Santíssima Trindade, providência invariável, tende misericórdia de nós

 

-        Divina Providência, criadora e governante de todas as coisas, R: tende piedade de nós.

-        Divina Providência, obradora de grandes maravilhas, R:

-        Divina Providência, sumamente boa e imensa, R:

-        Divina Providência, pela qual vivemos, nos movemos e existimos, R:

-        Divina Providência, nossa única esperança e saúde, R:

-        Divina Providência, fonte de todos os bens, R:

-        Divina Providência, para quem nada é impossível, R:

-        Divina Providência, protetora dos desamparados, R:

-        Divina Providência, que não nos abandonais jamais, R:

-        Divina Providência, fortaleza dos débeis, R:

-        Divina Providencia, nosso amparo, R:

-        Divina Providência, reparadora de injustiças, vida e proteção nossa, R:

-        Divina Providência, de onde emana todo consolo, R:

-        Divina Providência, proteção dos órfãos, R:

-        Divina Providência, auxílio dos necessitados, R:

-        Divina Providência, piloto dos navegadores, R:

-        Divina Providência, escudo invencível, R:

-        Divina Providência, Espírito de vida, R:

-        Divina Providência, pão dos famintos, R:

-        Divina Providência, para quem nada há oculto, R:

-        Divina Providência, doadora de todas as coisas, R:

-        Divina Providência, muito suficiente consoladora, R:

-        Divina Providência, defensora dos desvalidos, R:

-        Divina Providência, que acalmais todas as angústias, R:

-        Divina Providência, que não deixais de ouvir os que em Vós confiam, R:

-        Divina Providência, misericórdia infinita, R:

 

-        De todo mal, 

R:  livrai-nos Sagrado Coração Eucarístico de Jesus.

-        De todo pecado, R:

-        De vossa ira, R:

-        Da peste, da fome e da guerra, R:

-        Do raio e da tempestade, R:

-        Do granizo, da chuva e da seca, destruidores, R:

-        Da perda de colheitas e da carestia, R:

-        De toda desconfiança em vossa Divina Providência, R:

-        Das murmurações e queixas contra vossas Santas Disposições, R:

-        Do desânimo e da impaciência, R:

-        Da excessiva preocupação com as coisas temporais, R:

-        Do abuso de vossas graças e benefícios, R:

-        Da insensibilidade para com o próximo, R:

-        Da indiferença ao vosso Amor Divino, R:

-        No dia do juízo, R:

 

-        Que sempre confiemos em vossa Divina Providência, R: ouvi-nos Sagrado Coração Eucarístico de Jesus.

-        Que não sejamos arrogantes na boa sorte, nem desalentados  na calamidade, R:

-        Que nos submetamos filialmente a todas as vossas disposições, R:

-        Que louvemos vosso Nome, quando quiserdes dar-nos algo ou quando quiserdes tira-lo, R:

-        Que nos dês o necessário para a conservação de nossa vida, R:

-        Que vos digneis abençoar nossos esforços e trabalhos, R:

-        Que Vos digneis dar-nos fortaleza e paciência em todas as adversidades, R:

-        Que vos digneis conduzir-nos pela tribulação, para a emenda e à conversão, R:

-        Que vos digneis conceder-nos alegria eterna pelos padecimentos temporais, R:

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós Senhor.

Oração

Deus Pai Terno e Misericordioso, que concedestes a vossos servos o dom de conhecer a glória da Eterna Trindade, na confissão da verdadeira fé, e a de adorar a unidade no poder de vossa Majestade, rogamos-vos, que pela firmeza desta mesma fé, nos livreis sempre de todas as adversidades. Pelo Sagrado Coração Eucarístico de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO À DIVINA PROVIDÊNCIA

 Beata Isabel de França

O que me acontecerá hoje, Deus meu? O ignoro. A única coisa que sei, é que nada me acontecerá que não tenhais previsto, regulado e ordenado desde a eternidade.

Isso me basta, meu Deus! Isso me basta! Adoro vossos eternos e imperecíveis Desígnios. Eu me submeto a eles com toda a minha alma por amor a Vós.

Quero tudo, tudo aceito. Quero fazer de tudo um sacrifício por amor. Uno este meu sacrifício, ao perfeito Sacrifício de Jesus, meu Salvador, e vos peço em Seu Doce Nome, e por seus Méritos Infinitos, paciência em minhas penas, e uma perfeita resignação à Divina Vontade. Amém.

Oração De Abandono De São Carlos De Foucauld

Meu Pai, eu me abandono a Vós. Fazei de mim o que quiserdes. O que façais de mim, vos agradeço. Estou disposto a tudo. Aceito tudo.

Contanto que Vossa Divina Vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas. Não desejo nada mais, Deus meu.

Coloco minha vida em vossas mãos. Vos dou meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque vos amo, e porque para mim, amar-vos é dar-me, entregar-me em Vossas Mãos, sem medida, com infinita confiança, porque Sois meu pai. Amém.

JACULATÓRIA FINAL

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus,

Doloroso e Imaculado Coração de Maria,

Casto e Amoroso Coração de São José

Triunfai e Reinai. Amém.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.


Fonte:

https://sagradoscoracoesunidos.org/2023/05/09/coroa-a-divina-providencia-escrita-para-a-piedade-e-devocao-de-manuel-de-jesus-a-divina-providencia/e9oj

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário